segunda-feira, 14 de setembro de 2009

: Um encontro que me deixou saudades...e muitas até às lágrimas !!!



Pego nas palavras de Albino Capela, que sacerdotou pelo Quitexe no tempo em que por lá jornadeámos e nos veio dar uma lição de humildade, no encontro de Águeda - não pelo que disse do que foi o BCAV 8423 nos duros dias do Uíge, mas pela frase que dá nome a esta prosa: «Um encontro que me deixou saudades... e muitas, até às lágrimas !!!». Foi assim o encontro dos Cavaleiros do Quitexe!
Eu não sei se deva contar, mas conto: saí da sala, às tantas, do meio do almoço, por causa de um inesperado telefonema profissional. E dei, sem querer, com um garboso cavaleiro a choramingar, furtando-se por perto do balcão do bar. «Então?!...», perguntei eu. Senti-me agarrado pela força enorme de um homem da minha geração e do meu PELREC, que comigo (e outros) se deu, sem nada pedir de troco, em missões de risco que podiam sacrificar vidas.
Já se tinham vivido momentos de apaixonada emoção: o da leitura do mail do cidadão angolano agradecido pelo que fez o BCAV 8423 pelas vidas de muita gente nos sangrentos tempos de Junho de 1975; já tinham explodido as palmas de homenagem aos nossos mortos; já alguns de nós, em oração, tinham aberto o coração e a palavra para falar de nós - do companheirismo, da solidariedade, da saudade!
Voltei à sala e momentos depois lá estava o nosso bravo e quase sexagenário Cavaleiro do Quitexe, animado até ao limite, feliz, emocionado. «Já há muito tempo que não via o meu marido assim...», disse a mulher, na hora dos abraços do adeus. As lágrimas dele era de emoção e de alegria!
Volto a Albino Capela, para citar «as alegrias profundas» desta tarde de reencontro dos que, idos de Portugal para uma missão militar, voltaram quitexanos do coração: foi «um encontro que me deixou saudades... e muitas, até às lágrimas!!!...».

5 comentários:

Tomas disse...

Depois de ter "digerido" tantas emoções e tambem alguns momentos de comução, não posso deixar escapar esta oportunidade de comentar o que foi o passado dia 12-9-09. Na ementa, o prato principal foi "lágrimas com todos" servido com muitos sorrisos uma grande dose de abraços e travessas cheias de nostalgia. O engº Cruz, o engº Ribeiro, o Drº Almeida, o Capitão Luz, são simbolos vivos da boa camaradagem entre toda a rapaziada. Os sorrisos rasgados e alegres do Machado (beduino) o Cruz o Pais o Silva (radiomontadores), o Musteias o Rocha o Lopes e tantos outros. Repito a comução foi muito grande, mas não posso deixar de referenciar dois casos, um o Drº Almeida (ex alferes) que veio de Marrocos para estar connosco, tão longe, e o outro foi no momento em que estavamos a começar a petiscar um amigo telefonou-lhe a preguntar "demoras muito? ao qual respondeu demoro muito para quê?" quando tomou conhecimento do que se passava... Passado cerca de hora e meia estava a entrar na sala e ao ver como todos o receberam foi bem nítido os olhos rasos de água. Grande abraço para todos sem excepção. Parabens e obrigado Viegas

Anónimo disse...

O Viegas teve a feliz ideia e concretizou-a de por a malta novamente junto, o almoço foi excelente e a organização impecável, foi um dia muito bonito e emocionante para todos nós; gostei particularmente do momento da recordação dos nossos amigos que já morreram e se até me arrrepiei quando foram batidas as palmas agora compreendo que foi a melhor maneira de lembrar os nossos amigos.
Agora a comissão do ano que vem não pode deixar perder o eito e continuar os almoços..
Parabéns Viegas...

Anónimo disse...

Gostei muito do discurso do sr. padre Capela e lembro-me de assistir às suas missas na capela do Quitexe, não sabia era que o furriel Machado tinha sido do grupo coral.
Cavaleiro do Quitexe

Anónimo disse...

Bravo Viegas...

SANTOS disse...

Tanto eu gostava de estar no encontro mas não pude, estou muito longe e todos os dias vejo o blogue...