terça-feira, 1 de setembro de 2009

O «patrulhamento» da CCS às Quedas do Duque de Bragança...

Quedas do Duque de Bragança, em passeio da CCS do BCAV 8423, 1974

JOSÉ S. PIRES*
Texto


A Angola que conhecemos em 1974 e 1975 era terra de enormes potencialidades e todos nós tínhamos um enorme desejo de a conhecer, para além das fronteiras do Quitexe - onde se concentrava o nosso dia-a-dia, quantas vezes ouvindo as peripécias e «aventuras» dos nossos companheiros que, pela sua especialização e obrigações militares, mais vezes saíam do aquartelamento.
Um dia, foi preparado um «passeio» às Quedas do Duque de Bragança, que ao tempo era grande atracção turística angolana. E principalmente para aqueles que, na verdade, menos saíam do quartel. Chamámos-lhe o Passeio dos Aramistas e ainda hoje me parece ser esse o nome nome mais apropriado para a viagem (que em jeito de um patrulhamento) foi oferecida pelo Comando aos que menos saíam do Quitexe e que tão poucos conhecimentos tinham das terras angolanas. Fui um dos contemplados e deixo aqui um pequeno relato desse dia (cuja data não recordo), para avivar mais um pouco a memória da nossa passagem por aquelas ditosas terras.
Saímos de madrugada, numa Berliet e num «gasolinas», e visitámos as cataratas do rio Cuanza, na parte superior e inferior, onde fomos submetidos à enorme nuvem de vapor resultante da grande queda de água, a uma altura bastante considerável É, sem dúvida, uma das mais extraordinárias maravilhas da natureza que eu conheça e que muito prazer tive em visitar. Impressionante!!!
No regresso, visitámos a cidade de Malange, onde tive a alegria e oportunidade de visitar um familiar, que lá estava em comissão de serviço na PSP.
Durante o percurso, na ida e volta do Quitexe, apenas apanhámos pó vermelho na picada, até Camabatela, até à estrada asfaltada.
Rolando ao longo de uma imensa planície, vimos ainda as deslumbrantes Pedras do Cacuso, que, parecendo enormes montanhas, se destacavam no horizonte. São impressas em postais ilustrados e fazem parte do roteiro turístico de Angola.
O regresso ocorreu já ao fim do dia, sem problemas, com algum cansaço mas satisfeitos pelo dia que passamos. Um grande, bonito e saudoso dia de Angola!
JOSÉ S. PIRES
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de transmissões, natural e residente em Bragança, aposentado da GNR. É o militar que se vê na foto das Quedas.

Sem comentários: