quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Tenente Luz da Secretaria do Comando do Quitexe


O capitão Luz e esposa, no Encontro dos Cavaleiros do Norte, os do Quitexe. Em cima, a
fatiar o bolo do Encontro de Águeda. Clicar nas fotos, para as ampliar

O tenente Luz, agora capitão, é, do alto dos seus lonvejos 80 anos, o menos jovem de nós. Pelo bilhete de identidade, bem entendido. Quanto ao resto... - juventude, boa disposição, alegria, serenidade, companheirismo, saber-estar... por aí adiante!... - é tão ou mais novo que nós, rapazes agora quase sexagenários!
Era o responsável pela secretaria do comando do Batalhão de Cavalaria 8423 e dele não se conhece alguém que lhe aponte um dedo. Todos gostavam do tenente Luz. Todos!!! O que, em ambiente militar e nos turbulentos tempos revolucionários de 1974 e 1975, é um milagre!

O tenente Luz falou no Encontro de Águeda: de palavras serenas, pausadas, em oratória simples e forte. Lembrou as suas emoções pessoais: era a sua terceira comissão e foi a última. «Foi o batalhão de que mais gostei, sei lá... Era um grande grupo, de muita camaradagem e grande solidariedade», disse o tenente Luz, que agora é capitão.
Lembrou nomes que nos são queridos: o comandante Almeida e Brito, que a morte levou a 20 de Junho de 2003; o alferes Garcia! Falou dos caminhos de disciplina e camaradagem que se viveram no batalhão e que hoje, quase sexagenários, todos nós reconhecemos que foram o nosso escudo invisível, protector e anjo da guarda dos momentos mais dramáticos.
O capitão Luz era o mais graduado de todos nós no Encontro de Águeda. E sabemos que é o oficial vivo de mais alta patente daquele que foi o BCAV. 8423! Eu, querendo ser simpático, bati-lhe continência: «O sr. capitão Luz dá-me licença que convide a senhora sua esposa, hoje a nossa primeira dama, para fatir o bolo da festa?!..».
O capitão Luz sorriu-se, pegou no braço da mulher da sua vida e acompanhou-a à mesa do bolo dos Cavaleiros do Norte, os do Quitexe, que se encontraram em Águeda. Eu acho que foi um momento bonito, cheio de afecto, emotivo!!! As palmas do povo cavaleiro e das amazonas que o acompanhavam, sublinharam esse instante quase romanesco!
- LUZ. Acácio Carreira da Luz, tenente do QSGE, chefe da secretaria do Comando do BCAV. 8423, no Quitexe. É capitão e reside na Marinha Grande.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me bem do tenente Luz, caminhava sempre muito direitinho entre a messe de oficias e o edifício do comando, para a secretaria, parece que está na mesma...

Anónimo disse...

O Capitão que liderava a Secretaria da minha CCS não era uma pessoa simpática! Obcecado pelo RDM, dava-se ao luxo de medir o comprimento dos calções ao pessoal e nem os Alferes escapavam! Amadeu era a sua graça mas ainda hoje é lembrado por "Sem Conversa", porque não dava a ninguém a hipótese de se defender!
Ninguém guardou rancor e é sempre recordado nos nossos encontros e com saudade.Quando inspirado, protagonizava cenas hilariantes e eu também não escapei - acho que ningém escapou!
Apenas teve o azar de ser empurrado para mais uma comissão de serviço, precisamente quando estava à espera da reforma! Daí vinha todo o azedume e a sua revolta! No fim, despediu-se de mim e disse: «Você é mesmo um homem de sorte...dois anos atrás de si a ver...sempre a ver e nunca o apanhei em flagrante!...». Ó meu Capitão mas..«Siga... felicidades e sem conversa!... rematou sem um sorriso, nem na despedida!

Casal

Anónimo disse...

O sr. tenente Luz era boa pessoa, eu nunca o vi a mandar vir com um soldado, parece que está igiual à 34 anos.