quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Machado «beduíno» que era... menino de coro!

Machado e o seu amor, Emília (a Mila do Gerez), que lhe deu um filho
médico e lhe multiplicou a alma de homem bom!
!

O Machado é rapaz de grande «rodagem», que já era bem visível no Quitexe, em lutas e discussões que eternizavam a sua coragem e esclarecimento para defender os interesses dos mais pequenos. E ele, que não é propriamente alto, foi sempre gigante na assumpção da solidariedade e da camaradagem, quando se tratou de defender os que menos podiam.
Um dia, ele, eu e o Neto, fomos chamados ao comando da CCS, que nos queria puxar as orelhas e fazer vítimas do RDM. É o fazias. olha aí! Disparou o Machado uma rajada de razões, juntou-se-lhe o Neto de metralhadora em riste e complementei eu, verbalizando o enterro das ameaças do capitão. Lá se foi a gineta do oficial! Com quem ele se metera!
O Machado, que se eternizou no Quitexe por todos apelidar de Beduíno... - e quantas piadas e sátiras se multiplicaram pelo uso banalizado desta graça!... - botou discurso no Encontro de Águeda. Falando de solidariedade, de amizade, de camaradagem, de sentimento. E eu, que sempre o vi forte, determinado, empolgado..., daqueles de antes quebrar que torcer, notei-lhe um embaraço na emoção. Um nó a embargar-lhe a garganta!
Que bonita foi, Machadinho, aquela tua saudação ao padre Albino Capela, que a vida fez nosso companheiro no Quitexe, entre as graças de Deus que ele por lá missionava e a nossa bondade de cristãos mais ou menos praticantes!!! Gostei!!! E gostei muito mais por saber que, afinal e naquele tempo, eras menino do coro paroquial quitexano! Eu não sabia, só descobri isso apenas agora, 34 anos e quatro dias depois de chegarmos de Angola. Valeu, que por mais outra razão não fosse, o Encontro de Águeda! E descobri também que a tua voz zangada, quando tínhamos de discutir com sargentos e oficiais, era afinal ensaiada no coro da Missão do Quitexe! Seu beduíno!...
- MACHADO. Manuel Afonso Machado, furriel miliciano mecânico de armamento, natural de Covelo do Gerez (Montalegre). Quadro superior de EDP, residente em Braga.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ganda beduino...
abraços para todos os cavaleiros do norte.

Anónimo disse...

O furriel Machado era um espectáculo, sempre muito nervoso, quantas vezes eu o ouvi chamar Beduíno, acho que uma vez até ao capitão oliveira na parada, quando foi uma formatura, não foi...

Anónimo disse...

Olhó Beduíno, era um castiço o furriel Machado, andava sempre nervoso e era um tipo fixe...
Teixeira