sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Neto falou dele e por todos nós...

Neto e Pires (de Bragança) no Encontro dos Cavaleiros do Quitexe.
Clicar na foto, para ampliar


O Neto não é de floreados nas palavras, mas é de acção e emoções fortes e sentidas. Vibrantes e empolgadas! Furriel miliciano de Operações Especiais (os Ranger´s), foi meu companheiro de Junho de 1973 a Setembro de 1975, de Lamego a Luanda, passando por Quitexe e Carmona. Já fôra meu compincha na escola e é-o ainda na vida de hoje, em Águeda - de onde somos!
Alguém aqui já nos chamou furriéis-gémeos e isso fomos, desde o tempo que nos preparou para Angola, por Lamego e Santa Margarida. E nos sacramentou nos dias mais duros e aflitos do Quitexe e Carmona, por onde africanizámos a alma.

O Neto interveio no Encontro dos Cavaleiros do Norte, os da CCS do Quitexe, e falou das suas dores mais recentes, deixando-se emocionar pelos momentos deste ano que lhe enlutaram a alma e a vida pessoal. Olhava-o a mulher, a Ni - já seu amor desde esses tempos..., concentrada de ansiedade, roendo o dedo indicador, com a alma a abrir-se às emoções que engravidaram a tarde quitexana da pateira. «O que vais dizer, Xico?!...», calculo eu que ela se tenha interrogado.

E disse o Neto que, nestes seus momentos de dor, se sentiu mais forte porque isso aprendera a ser nos Ranger´s. Mais forte, quando os dramas, as tragédias e os medos nos espreitam e enlutam a alma! Que essa força a multiplicou por Angola, onde - e agora digo eu... - semeou companheirismo, colheu empatias, dividiu afectos e foi um bravo e garboso militar! Um português de Águeda e sem medos, sem hesitações na hora de dar o passo em frente e assumir a verdade e a luta pela justiça; de segurar no colo a bondade de ser amigo e ter a generosidade de se dar, quando outros precisam, por mais precisados!

«Devo esta força interior, que me ajudou e ajuda a ser mais forte..., ao que aprendi nos Ranger´s e que a nossa missão em Angola fez melhor e maior...», disse o Neto, de voz quase a sumir-se e como que olhando o céu de imagens que se faziam em espelho nas caras religiosamente atentas dos Cavaleiros do Quitexe deste encontro de Águeda!

O Neto não é homem de floreados nas palavras! Não é!!! Mas mesmo a sumirem-se e a fazerem silêncios, disse tudo por nós, falando dele! Ranger, yaaaaaaa!!!

- NETO. José Francisco Rodrigues Neto, furriel miliciano de Operações Especiais (Ranger´s), do PELREC do BCAV 8423. É empresário, natural e residente em Águeda.

5 comentários:

Anónimo disse...

Adorava ter participado... um abraço para todos.

Anónimo disse...

Abraço ao Neto...

Anónimo disse...

Eu gostava de ver o Neto era a berrar na caserna dos atiradores... e a fumar umas cigarradas e a beber umas cervejolas.
Teixeira

OLIVEIRA disse...

Dois galos fixes, o Neto era mais estarola e o Pires mais fechado mas dois furriéis amigalhaços, ora não...

Anónimo disse...

Amigo Viegas
Gostei,da forma como falas-te da minha pessoa eu sou mesmo assim o teu Amigo Xico Francisco para defender a vida dos seus sodados era para muitos «o furriel Xico»
mas o meu contentamento é que omelhor prémio foi chegar ao FIM coma malta toda junta.
Mais te digo foi bom estar com a malta És o maior
Um grande Abraço do teu Amigo
Francisco Neto