segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O furriel Lopes, enfermeiro de corpos e de almas...

O clã do furriel enfermeiro Lopes (à direita) no Encontro da Pateira de
Fermentelos. Clicar na foto, para a ampliar


O Lopes era enfermeiro, furriel enfermeiro de corpos e de almas. Andasse por ali alguém com a neura, a morrer de saudades, estressado (como agora se diria...) e logo apareceria o Lopes, a «nadar» no mar da sua permanente tranquilidade, com uma palavra de alento e ajuda e uma «injecção» de calma - ora não fosse ele alentejano.
O Lopes «passeava-se» pelo Quitexe quase sempre de farda nº. 2, sempre impecável, sempre bem vincada e sem catingas a entranhar-lhe os cheiros, pendurado no cigarro que lhe adormecia o vício, sempre ao fim de mais um dia de enfermaria. Aqui, na enfermaria, era onde zelava, muito cioso e sem uma falha, pela saúde dos cavaleiros que lá se lhe iam queixar de paludismos e moscas tsé-tsé, ou de alguma ressaca de um qualquer abuso gastronómico que metesse cucas, nocais ou n´golas a mais. Ou cachaça de cana, brandy Vital ou algum wisky bebericado nos abusos das noitadas das casernas.
O Lopes, sempre paciente como Jó e diligente, todos atendia com um sorriso quase adolescente, passando algodões e mercúrios pelas feridas do corpo e as ansiedades da alma dos quitexanos da CCS do BCAV. 8423. Ou então, sem tremuras, espetando a agulha de algum anestesiante das dores físicas.
Era (é!!!...) um tipo fixe, daqueles que apetece gravar de vez na memória - para cuidarmos não esquecer da gente boa da nossa vida. Nunca se lhe ouviu uma explosão de nervos ou inquietudes. Tudo e todos olhava e media com calma que às vezes enervava! Bom tipo, pá!!! Bom tipo este Lopes que é Cavaleiro do Quitexe e a quem, por maldade, por vezes chamávamos Seringas! Nunca aquela boa alma se aborreceu com a graça! Nunca por isso perdeu o sorriso adolescente com que excomungava as nossas almas e desarmava as nossas irreverências!
- LOPES. António Maria Verdelho da Silva Lopes,
furriel enfermeiro. Natural e residente em Vendas Novas,
cidade onde é tesoureiro das Finanças.

1 comentário:

Anónimo disse...

Era um bom furriel, o Lopes... andava sempre muito caladinho mas não falhaba no serviço, uma vez vi-o a berrar com o buraquinho que queria daruma injecççao de alcool a uns negros, este buraquinho era meio maluco.