domingo, 13 de setembro de 2009

O encontro da CCS do BCAV. 8423 em Águeda. Foi bonita a festa, pá!

A esposa do capitão Luz fez o corte do golo do Emcontro de Cavaleiros do Quitexe

O power-point do Encontro dos Cavaleiros do Quitexe. E eu aqui estou,
com o crachá e o boné do dia. Clicar para ampliar as fotos.


O encontro dos Cavaleiros do Norte, os do Quitexe, ontem em Águeda, foi um mar cheio de saudades que se mataram e de lágrimas vivas de emoção e alegria. Foi bonito!!! Foi bonita a festa, pá!
Os aperitivos na piscina, já depois dos muitos abraços e reencontros da entrada da estalagem, foram tempo para consolar os olhos e os corações dos muitos que «cavalgaram» estradas de Portugal, de norte a sul - à procura dos amigos que a missão juntou em 1974 e 1975, que por Angola se multiplicaram de amizades, solidariedades e afectos mas que se tinham deixado de ver, de contactar, dalguns nem se sabendo se existiam.
O Almeida veio de Albufeira, no Algarve. O Pires, chegou de Bragança, no outro extremo de Portugal. Vejam lá como é este milagre de "cavalgar" amizades, as destes cavaleiros e amazonas que se enfeitiçaram pelo Quitexe e por Angola!!!...
Momento emotivo foi o da leitura do email de um cidadão angolano que, sem saber do nosso encontro, veio agradecer ao BCAV. 8423 a ajuda que salvou milhares de vidas, nos dramáticos momentos de Junho de 1975 - na cidade de Carmona (Uíge).
Outro momento de emoção - e forte!!, muito forte!!!... - foi quando foram recordados os nomes dos «cavaleiros» que morte já levou. «Aqueles amigos com quem partilhámos alegrias e tristezas, momentos de glória ou de tragédia, de coragem e de bravura, ou até de alguns medos que nos deixaram mais inseguros...», disse o (ex-furriel) Viegas, citando «os alguns dos nossos melhores, que já não estão connosco» .
Não se pediu um minuto de silêncio. Pediram-se palmas! Muitas palmas!!! Os Cavaleiros do Quitexe ovacionaram e emocionaram-se, de pé e em saudades regadas de lágrimas e nós de garganta, em homenagem aos amigos que partiram!
O comandante Almeida e Brito, de quem aprendemos a disciplina e o respeito; o capitão Oliveira e o tenente Mora, alguns sargentos!! O Garcia, o nosso querido Garcia, o garboso e bravo homem de todas as coragens e afectos, que a morte nos roubou ao serviço do país! Os nossos companheiros do PELREC - o Almeida, o Vicente, o Leal... Também o Medeiros, o Louro Farinhas, todos quantos a morte já levou!
E houve discursos, discursos emocionados, orações empolgadas e sentidas!! Aqui viremos falar deles, nos próximos dias. Por hoje, recordamos a «continência» ao tenente (agora capitão) Luz, pedindo-lhe que acompanhasse a senhora sua esposa para que, «como nossa primeira dama...», fatiasse o bolo da festa! Palmas, muitas palmas...
O power-point preparado para a festa, foi passando imagens do Quitexe de 1974 e 1975, com os nossos rostos juvenis que por lá cumpriram a sua campanha militar, assumindo a missão que o país lhes pediu e a que não fugiram. E imagens do Quitexe de hoje!
Foi bonita a festa, pá...

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, pá!!! Foi bonita a festa, pá!....Foi espectacular e comovente. Só mesmo tu, Viegas, um grande abraço paar ti e como vês já sabes que tive boa viagem!
Luís

Anónimo disse...

Sr. Viegas, sou a esposa de um dos particantes, desculpe não me identificar mas era só para dizer que o encontro foi muito agradável e vim muito feliz por há muito tempo não ver o meu marido tão feliz, ele não se cansou de vir a falar de si toda a viagem, foi um dia muito bom para nós.. Particularmente gostei do que o sr. disse e aqueles dois sehores de barbas e o su convite para a mulher do capitão ir cortar o bolo. Ontem eu oercebi muito melhor porque é que o meu marido fica diferente quando se fala da tropa. Ontem e hoje anda feliz da vida.

Anónimo disse...

Pois foi, pá! Foi bonita a festa, pá!

SANTOS disse...

O tenente Luz parece que está igulzinho e já lá vão 30 e tal anos, ele deve ter uns 80, não...
Saudades para todos...

SANTOS disse...

Tás novo, ó Viegas, grande gosto em te rever, dá cumprimentos à malta que encontrares...

Anónimo disse...

Cheguei a assustar-me porque quando vi o Viegas na foto e de boné pensei:
Não acredito no que estou a ver! Então o homem agora é treinador do Paços de Ferreira e não dizia nada ao pessoal?!
Falando agora muito a sério, fiquei satisfeito com a vossa festa porque correu lindamente.´
De facto, são momentos especiais!
Casal