domingo, 27 de setembro de 2009

O Dias vagomestre e o filme perdido do aeroporto de Lisboa

Dias (furriel), Serra condutor e Silva rádio-montador, Cavaleiros do Quitexe
no Encontro de Águeda (foto António B. Reis - 933 330 333)

Olhem aqui o furriel de alimentação, o vagomestre - o Dias, sorridente e feliz, na sua gravata vermelha e a lembrar-se, certamente, das contas e cifrões que lhe deram cabo da cabeça no Quitexe, onde fazia ementas que tinham de evitar algum levantamento de rancho.
Um dia, de «castigo», o bom do comandante da CCS pôs-me de fiscal à cozinha dos praças. Eu não era lá muito querido dele e como grassava algum descontentamento entre a malta, por causa da qualidade do «rancho, ora aí estava uma boa ocasião para me «pegar»: a tropa levantava problemas e eu tinha de responder por eles. Não respondia, oru respondia menos bem..., e, pumba, RDM em cima de mim. Ainda hoje julgo que foi para isso que o capitão me pôs em tais funções! Para as quais, de resto, não tinha a menor habilitação.
Assumindo o lugar e por dever de lealdade e camaradagem, falei com o Dias, por causa das «moscas», ou das bocas que sempre se ouviram na tropa, sobre essas questões do rancho geral: «Eh pá, vê lá como é isso...», comentei com ele. «O capitão está a querer trilhar-me, vê lá se tens por aí algum rabo de palha...».
Que não me preocupasse, disse-me o Dias, com aquela tranquilidade bonacheirona que o caracterizava, a tranquilidade dos deuses: «Isto é feito aqui como mandam as regras!...».
Também era essa a minha convição, se haveria marosca seria entre as ementas que ele zelosa e cuidadosamente preparava e os géneros que chegavam à cozinha, pelo que toca a mandar... cozinhar. Abreviando a história, o meu cargo de fiscal não durou muitos dias pois, ao máximo que pude, não abdiquei do tal RDM com que sempre éramos ameaçados pelo capitão e este, por via das dúvidas - e muitas havia!!!... - e porque o meu zelo o preocupou (julgo eu), exonerou-me do dispensável e desconfortável cargo.
Mas vem aqui o Dias, não só para falar do seu rigor e competência no delicado lugar que exercia, mas também para fazer memória da cultura que semeava com o seu falar tranquilo, ou mesmo quando gargalhava nalgum momento mais divertido, nas intermináveis sabatinas do bar de sargentos. Bom companheiro, tenho para ele a dívida de perder o filme da nossa chegada ao aeroporto de Lisboa, a 8 de Setembro de 1975. Desapareceu, pelas obras aqui de casa. Foi um desgosto para mim. E muito mais para ele! Nunca me desculparei!
Um grande abraço, Dias!
- DIAS. Francisco José Brogeira Dias, furriel miliciano de alimentação. Bancário, é natural e residente no Porto.
- SERRA. Delfim de Sousa Serra, soldado condutor, de Gondomar.
- SILVA. António Jesus Pereira da Silva, soldado rádio-montador. Natural e residente em Vila Nova de Gaia.

1 comentário:

Tomas disse...

O Diiiiaaas: Pois é; ó Dias afinal não nos disseste onde pára a mota que comprás-te quando estavamos no Quitexe! Tambem ninguem precisa de saber quantos "desenfianços" fizeste do Quitexe para Carmona. Á grande Dias... #Só foi pena a fome que nos deste# Mas sem culpa, reconheço.