quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O 1º. cabo Pais que agora é o Toné de Viseu

António Pais, C. Viegas e Emanuel Santos, num restaurante do Quitexe, em 1974

Pais, o rádio-montador do Quitexe, com a mulher, no Encontro de Águeda, em 2009

O Pais era 1º. cabo rádio-montador, originário de Viseu e senhor da sua boa e grande graça. Por ser de uma aldeia chamada Travassós de Cima e aqui ao lado da minha haver uma outra chamada Travassô, se calhar por isso..., sempre nos sentimos próximos e cúmplices.
A malta era toda nova e dada, acamaradava por tudo e por nada, em ambiente que é sempre bom recordar. E com saudade! Nomeadamente para umas idas aos bares da vila, para umas cervejas amariscadas (saboreava-se por lá bom camarão..) ou para alguma janta, que invariavelmente metia um bom bife com ovo a cavalo e cerveja bem fresquinha - às vezes vinho, este muito excepcionalmente (que ficava pesado à carteira...).
Não vem aqui o Pais por isso. Ou sequer pelas lisonjas que soprou para cima de mim, e repetiu, no Encontro de Águeda. Mas principalmente por aquele coração enorme que se abriu, quase chorou e se soltou de emoção quando falou da evacuação da família do alferes Cruz (ver AQUI) e foi também memória das coisas bonitas que todos vivemos por Quitexe e Carmona. Sempre em ambiente de grande camaradagem e cumplicidade, mesmo com afecto, como quem guarda no regaço as melhores coisas que tem! Sempre com responsabilidade e, deixem-me dizer, também com estoicismo e bravura.
Recordo aqui as palavras molhadas de emoção, e persistentes, do Pais, no Encontro de Águeda: «Fomos sempre amigos de todos, camaradas, companheiros e amigos!...». Fomos, sim senhor, ó Toné, que «em Viseu toda a gente sabe quem é...».
- PAIS: António Correia Lourenço Pais, 1º. cabo rádio-montador, nº. 16347773natural e residente em Travassós de Cima (Viseu). É empresário do sector eléctrico e popularmente conhecido por Toné.
- SANTOS. Emanuel Miranda dos Santos, 1º. cabo escriturário, natural da Gafanha (Ílhavo) e residente nos Estados Unidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

E bem visível na parede, uma mensagem que tinha a ver com a "psico".
Aqueles bifes com ovo a cavalo tiham um tempero especial e não dava para enjoar, Sinto saudades de os comer...no Quitexe...com os meus amigos!...
Casal

Anónimo disse...

O Viegas de bigode, olha quem ele parece e a beber umas nocais, é como tinha mesmo de ser...

Tomas disse...

Falar do Pais para mim é muito facil.
Honesto, carinhoso, muito amigo do colega do amigo do amigo...
Durante a comissão em Angola foi o unico dos radiomontadores que soube dar a volta aos "chefes" e nunca foi impedido a não ser (fotocine)!!! Todos nós nos lembramos de ir para Luanda mais o Silva fazer um estágio de fotocine. Depois era vêlos de máquina na mão a projectar os raros filmes que nos chegavam para as Forças Armadas. Aldeia Viçosa, Quitexe, Liberato, Santa Isabel etc.
Quantos momentos de magia o Pais mais o Silva deram ás nossas tropas. Mas vou falar do Pais: À alguns anos atrás tive o previlégio de estar um fim de semana em casa dele em Vizeu. Ele é assim; sentado à mesa e de costas para a porta, quando alguem bate à porta diz: entre, quem é!... Que mais poderei dizer "para saber quem é o Toné eu não preciso de ir a Vizeu". Adorei o nosso reencontro.