segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Ceia de Natal do Quitexe de 1974

Rocha, Fonseca, Viegas, Belo e Flora, da esquerda para a direita. Monteiro, Pires
(sapador), Machado (de cigarro na boca), Lages e ??? (a rir) da direita para a esquerda.
Noite de Natal do Quitexe, em 1974. Clicar na foto, para a ampliar


O Machado, o imitável Machado, que a todos nós, na suas fúrias de humor, nos tratava por Beduínos, pôs-se de cuidados e despachou-me algumas fotos dos tempos que, em Angola, nos fizeram amigos já por cá vão 35 anos e mais uns meses.
A foto é de um momento muito especial: o jantar de Natal no Quitexe. Natal de 1974! Como se vê, a boa disposição não faltava e para trás das costas e do coração estavam, de certeza e naquele momento, os tremeliques da saudade e o desgosto da separação daqueles de quem mais gostávamos!
Aquilo era tudo gente fixe! E que pena tenho eu de não conseguir identificar todos quantos aqui dividiam estes momentos, momentos que fermentavam amizades de uma vida e empatias que nos tornavam cúmplices!
Repare-se no pormenor de apenas eu estar de camuflado: estava de serviço! Estar de serviço era uma espécie de «fatalidade» pessoal nos dias mais significativos do ano. Ele foi no Natal, ele foi na passagen de ano de 1974, ele foi no carnaval de 1975 e francamente acho que só não foi na páscoa porque andava a cirandar por Angola, num precioso mês de férias que dividi, juntando-me e convivendo, com o Cruz - o furriel.
Volto à foto: foi tirada no refeitório do Quitexe, o sítio de honra da CCS - onde todos nós éramos mais iguais e sem patentes!

2 comentários:

Tomas disse...

Ao ver esta foto, não posso deixar de falar do "Cubilhas" de seu nome???(peço desculpa). Após a ceia de Natal e depois de sair do refeitório em pleno parque auto, começou, e já com um grãozinho na asa, a lamentar a altos pulmões "ai a minha mulher ai o meu filho", mas os colegas de imediato tomaram conta da situação e abafaram tais lamentos. Desculpa "Cubilhas" trazer aqui esta passagem, afinal era Noite de Natal. Por onde andas?

Anónimo disse...

Chorei nesta noite lembrado-me da minha casa e da minha família, mas deixei de chorara quando vi a alegria de muitos rapazes amigos.
Santos