terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cada um de nós tem uma memória... do BCAV. 8423

Almeida e Ribeiro, alferes milicianos e Cavaleiros do Norte. Repare-se
no power point, mostrando a rua principal do Quitexe. Clicar na foto, para a ampliar

Almeida, o alferes dos reabastecimentos, fez oração de memórias no encontro dos Cavaleiros do Norte, os do Quitexe: «Hoje não estão 45, ou 45 ou 50 pessoas com uma memória; são memórias diferentes, filtradas pelo tempo, corrigidas e apagadas de coisas menos boas...».
José Alberto Alegria Martins de Almeida, arquitecto e economista, cônsul de Marrocos, homem da coisa e da causa públicas, o alferes que recebi, fazendo eu de sargento de dia, a descer do machimbombo do Quitexe em Julho de 1974, teve no encontro de Águeda a memória da sua história - 34 anos depois! «A nossa memória, com a idade, está mais requintada e refinada, são muitas memórias...».
Espreitava-se alguma emoção no mexer tremido do microfone, a desfiar as suas memórias e reacções e aprendizagens: «Sempre fui anti-militarista, até chegar ao Batalhão Cavalaria 8423. Bastou-me meia hora a falar com o nosso comandante, para ficar do lado da disciplina e da cavalaria!...».
O comandante era Almeida e Brito, tenente coronel - que a morte levou há três anos, já general aposentado. Era competente e disciplinador: «Sobrevivemos graças a essa disciplina, à cadeia de comando que aprendemos a respeitar, foi essa cadeia de comando que nos salvou. É essa hierarquia que estamos aqui a celebrar!...».
E festejámos! Festejámos todos! E com palmas, também no momento em que todos, de pé e de nó na garganta, ovacionámos aqueles que foram nossos companheiros no Quitexe e Carmona e já não estão connosco. Mas estão nas nossas memórias, todas diferentes e todas iguais no festejar do que nos levou e trouxe de Angola!
- ALMEIDA. José Alberto Alegria Martins de Almeida, alferes miliciano de reabastecimentos. Economista, arquitecto e empresário, cônsul de Marrocos no Algarve e residente em Albufeira. Reportamos a sua intervenção no Encontro de Águeda.
- RIBEIRO. Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano sapador. Engenheiro e formador, residente no Tramagal.
- FOTO. António Bastos, 933 330 333

8 comentários:

Anónimo disse...

O alferes Almeida é um senhor... Fez uma belíssima homenagem ao n/ comandante e a nós todos.
Quanto ao encontro,n/ à palavras, decorreu maravilhosamente, o nosso furriel Viegas é uma máquina... tal como no tempos de Angola....
Foi um dia muito feliz para mim e axo que para nós todos.
Agora é até Abrantes...
Cavaleiro do Norte

Anónimo disse...

Gostei muito e senti-me muito feliz por reencontrar muitos amigos e pesso ao grupo de Abrantes que não deixe morrer estes convívios...
JM

Anónimo disse...

Eu, Alfredo Coelho (BURAQUINHO) 1º. Cabo de Análise e Depuração de Águas, a foto do militar que está sentado no muro junto do capitão Oliveira em frente da arrecadação de material de guerra, e dormitório do sacristão da companhia, que teve esse maldito incendio,era e sou precisamente EU, Alfredo Coelho.
Nunca me esquecerei da data,em que deflagrou o incêndio,porque coíncidiu com a data do meu aniversário 17-01-1975.
Caso curioso é que quando o Alferes Garcia se apercebeu do incêndio, ele desatou a correr pela arrecadação para ir buscar quatro (4) granadas que lá estavam guardadas e o comandante Tenente Coronel Almeida e Brito começou a berrar com ele e mandou retirar o pessoal da beira, porque podia a todo o mumento surgir explosões que por sorte não surgiu.
Viegas, tenho vindo a analizar as tuas capacidades,não só pelo que tens feito pela nossa C.C.S. do Batalhão de Cavalaria 8423 perguntai ao inimigo quem somos, mas sim pelas responsabilidades que tens tido com êxito na tua terra sobre os trabalhos que tens executado ao longo dos anos em que foste ou que és um exemplo para os teus conterrâneos e não só.
Espero que tenhas FÉ em DEUS e saúde para continuares a fazer mais e melhor se possivel pelos da tua terra. Quanto a mim estás de parabens e espero que continues sempre com esse espirito de jovem e dinamismo para continuarmos juntos e felizes com os Cavaleiros do Norte *Quitexe ANGOLA.
Teu amigo Alfredo Coelho
ex.1º. Cabo de Análise e Depuração de Águas.

SANTOS disse...

Eu lembro-me muito bem do alferes Almeida quando sempre de passo miudinho da messe de oficiais para o edifício do comando, era um tipo porreiro de gostei de o rever, agora a ver estas fotografias ainda recomeço quase todos os camaradas do Quitexe. Eu estou nos Estados Unidos...
SANTOS

SANTOS disse...

O alferes Ribeiro também está com bom aspecto, parece que tem ainda os 20 anos... quanto eu gostava de ter estado neste encontro, quando vai ser o próximo? Pesso que me avisem, de calhar aqui no blouge..

Anónimo disse...

Eram dois alferes humanos e amigos dos soldados.

Anónimo disse...

O buraquinho era o mais louco de nós todos...

Anónimo disse...

Dois alferes porreiros realmente. O alferes Almeida não era o oficial de justiça, tenho ideia que era...
FG