domingo, 20 de setembro de 2009

As emoções, as paixões e a fé do Monteiro...

Monteiro e esposa Fernanda no Encontro dos Cavaleiros do Norte em Águeda


O Monteiro é do Marco e passou as «passas de Lamego» no segundo turno de instrução dos Ranger´s de 1973. Ele e, com muitos outros, também eu e o Neto. E o alferes Garcia - comandante do PELREC que integrávamos no Quitexe.
O trio «furrielístico», ainda com o vermelho de cabos milicianos no ombro, galgou os campos de Santa Margarida, por onde tivemos o IAO do BCAV 8423. Desse tempo, recordo a nossa apresentação no RC4, em antevéspera do Natal de 1973, quando logo nos quiseram pôr de serviço É o punhas!. «De serviço? Nós?!... Nem pensar, o nosso castigo já é estarmos mobilizados...», gritou o Neto, fazendo vibrar a sua rebeldia. E nós fizemos coro!

«Nós vamos é passar o Natal a casa!!!...». E (des)enfiámo-nos os três, no SIMCA 1100 do Neto, «marchando» para Águeda, sem olhar para trás. Cá chegámos, mas a destempo do autocarro, eram já perto das nove horas da noite, e o Monteiro teve de apanhar boleia para o Porto, onde um irmão o iria buscar. Telefonámos do café Parreirinha e o sargento dia do RC4 ainda lá deve estar à nossa espera!

A vida, ainda em Santa Margarida e depois em Angola, de alguma maneira «desfez» o trio - que ficou mais duo, o Neto e eu ... - com o Monteiro de G3 mais instalada na secretaria e as nossas a viajarem mais pelas picadas e matas do Uíge. Do Quitexe, entre outras histórias, recordou-me agora uma monumental enfrascadela (dele, digo eu...) de brandy Macieira, num dia (noite) em que eu estava de serviço. Não me lembro!!!

O Monteiro falou no Encontro de Águeda: da graça de ser Cavaleiro do Norte e do Deus que nos acompanhou, da fé que alimentou almas e das aventuras a que, na verdejante idade desse tempo, sempre nos arriscávamos, sem cuidar algumas vezes de perigos. Da amizade que galgou 34 anos, das emoções e perigos dos dias mais graves e da honra de termos servido Portugal. Assim é que é falar!

Não disse ele, mas lembro eu as intermináveis gravações de cassetes, enviadas com recados e muitas juras de amor para a sua Nani! E lá estava ela, no Encontro de Águeda: «Era e é o meu amor, o meu amor de sempre, está mais linda que nunca!...». Vaidoso, o Monteiro! E lá tem as suas razões!

- RC4. Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida. A unidade de mobilização do BCAV. 8423.

- IAO. Instrução Altamente Operacional, período de preparação militar que antecedia a partida para os cenários de guerra.

- MONTEIRO. José Augusto Guedes Monteiro, furriel miliciano de operações Especiais (Ranger´s). Aposentado dos Transportes Colectivos do Porto e empresário. Natural de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses) e residente em Paredes (Porto).

- NANI. Fernanda Queirós, professora primária, a namorada de então e hoje esposa de JAG Monteiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ranger de secretaria e para lixar a malta nos serviços...

OLIVEIRA disse...

Gramei alguns sem gostar e então um num domingo que eu ia para Carmona ao cinema ainda hoje me está atravessado na garganta; vida de tropa era assim mesmo e eu já tinha pago o bilhete e tudo, quem acabou por ficar com ele foi o gasolinas

Anónimo disse...

Esta é mesmo à Neto...