sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Angolano agradece vidas que o BCAV 8423 salvou...


Parada do BC12, com berliets a recolher civis , nos dias dos dramáticos
acontecimentos de Junho de 1975. Clicar, para ampliar

Amanhã é da de encontro da CCS do BCAV. 8423. Vai ser um dia de festa e de emoções. Aqui falaremos delas. O que me traz hoje, aqui, é um mail que hoje mesmo recebi de um cidadão angolano, a quem pedi autorização para o editar. Fala de nós, com um agradecimento de 34 anos.
Ei-lo:

Olá Celestino:
Eu sou angolano e fui acolhido de braços abertos no BC 12, em Junho de 1975, em Carmona (Uíge), quando acontecerem os incidentes da cidade. Gostei da maneira carinhosa como eu, minha família e várias outras famílias fomos recebidos, alojados e alimentados por vós, durante cerca de 10 dias, até que no dia 14 de Junho de 1975, a comitiva terrestre se preparara para a viagem a Luanda, bem escoltada por vós. Fica aí a minha consideração por esse vosso gesto carinhoso, pois livraram muitas vidas que se encontravam em perigo.
Atenciosamente,
Eugénio

Amigo Eugénio:
O BCAV 8423 fez o
que devia. E o que pôde! O seu
gesto, emociona-nos.
Felicidades para Angola!
CV
- BC12. Batalhão de Caçadores, em Carmona (Uíge).
Onde o BCAV. 8423 esteve de Fevereiro a Agosto de 1975.
Milhares de cidadãos civis ali foram socorridos nos dramáticos
dias de Junho de 1975.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foram dias muito maus eram milhareas de pessoas no quartel,a padaria esteve dias seguidos a cozer pão.

Tomas disse...

Em breve vou enviar fotos destes dias maus, negros, dificeis péssimos. Ao fim de 15 dias fui ajudar o electricista (do casal Ventoso) porque o motor de puxar a água estava enoperante. Tinha partido a correia de transmissão. Foi nessa altura que todos os Cavaleiros do Bcav 8423 de vassoura em punho e muita água fizeram uma varrela no quartel do BC12. O que não era de estranhar pois todas as instalações sanitárias estavam entupidas devido a termos dentro do BC12 mais de MIL refugiados, homens, mulheres, crianças, novos e velhos. Quem se lembra de, durante três dias, termos apenas uma refeição (quente) ás 3 horas da tarde.

RODOLFO TOMÁS disse...

Em breve vou enviar fotos destes dias maus, negros, dificeis péssimos.
Ao fim de 15 dias, fui ajudar o electricista (o tal do Casal Ventoso) porque o motor de puxar a água estava inoperacional. Tinha partido a correia de transmissão. Foi nessa altura que todos os Cavaleiros do BCAV. 8423, de vassoura em punho e muita água, fizeram uma varridela no quartel do BC12. O que não era de estranhar, pois todas as instalações sanitárias estavam entupidas, devido a termos dentro do BC12 mais de MIL refugiados,homens, mulheres, crianças, novos e velhos. Quem se lembra de, durante três dias, termos apenas uma refeição (quente) às 3 horas da tarde.