domingo, 4 de outubro de 2009

O Outubro de 1974, pilhagens, medos, cinema e futebol

Uma equipa de futebol da CCS do BCAV. 8423. Em cima, da esquerda para a
direita: Grácio, Gomes, Miguel (escriturário), Botelho, Miguel (paraquedista), ?? e Soares. Em
baixo: Miguel (?, condutor), Mosteias, Lopes, ??, Monteiro (furriel) e Teixeira (estofador).
Quem se lembra dos nomes dos não identificados? Clicar na foto para a ampliar
O Quitexe, rua principal (estrada Carmona-Luanda). A Casa Gaspar, à direita

O Quitexe de Outubro de 1974, para quem chegava de férias de um mês, a laurear o queijo pela enorme Angola que a todos apaixona, parecia uma vila tranquila. Até, demais! Corriam boatos sobe o próximo cessar fogo oficial e, cá para nós que ninguém nos ouve, era isso mesmo que todos queríamos.
O Clube do Quitexe era espaço de projecção de filmes e local onde a tropa punha olho nas moçoilas mais bonitas que por lá iam passear-se ao fim de semana - ora vindas das fazendas, ou de Carmona, onde estudavam ou trabalhavam. A tropa jogava futebol, inter-pelotões e sub-unidades e com grupos de civis. O campo da vila foi cenário de disputadíssimos encontros de bola - aos quais não faltavam alguns slogans de «guerra» e algumas canelas a sangrar.
A realidade era ligeiramente diferente e a praxe pôs-me de serviço mal cheguei, de sargento-dia, quando houve uma escaramuça nocturna, que envolveu alguns tiros e perseguições. Dois civis foram parar ao Posto 5 e de lá entregues à administração civil.
Os patrulhamentos intensificaram-se, nomeadamente para garantir a liberdade de tráfego entre o Quitexe e Aldeia Viçosa - onde se registavam pilhagens a viaturas civis. E havia problemas nas fazendas, onde o exôdo dos trabalhadores do sul, em consequência da agitação provocada pelos movimentos emancipalistas, punha em perigo as colheitas que se preparavam para Janeiro. Temia-se o pior, no plano económico.
Por essa altura, e por várias vezes, realizaram-se reuniões da Comissão Local de Contra-Subversão. As forças armadas intensificaram os patrulhamentos e as «visitas» a fazendas, procurando criar condições de segurança. Não foi um mês fácil, o de Outubro de 1974.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grandes jogos, com grandes esfoladelas de canelas..., o grácio era um bom guarda-redes, acho que jogava num clube da terra dele...
santos

QUITEXANO disse...

Jogavam pouquito, era mais para a canela, digo eu...