segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O cessar-desarmamento dos milícias da região do Quitexe

A rotação do dispositivo militar do Batalhão de Cavalaria 8423 projectou-se em
Outubro, para Novembro de 1974. Há 35 anos. O Comandante Almeida e
Brito, Tenente-Coronel, em baixo, à esquerda



Hoje, há 35 anos, dia 26 de Outubro de 1974, realizou-se no Quitexe uma reunião dos comandos militares com todos os regedores da região - procurando sensibilizá-los para a necessidade do desarmamento das milícias.
Havia naturais constrangimentos de muita e boa gente, em face do pré-anunciado cessar-fogo e do seu futuro próximo, e sabia-se da indisponibilidade, ou pouca/nenhuma vontade de muitos, quanto ao largar de armas. Ja por aqui falámos disso.
A reunião procurou fazer ver a necessidade de entregarem o armamento e, com ou sem vontade, a verdade é que a capacidade negocial do Comandante Almeida e Brito levou os regedores e milícias a iniciaram a deposição voluntária das armas a partir de 28 de Outubro - fará 35 anos na próxima quarta-feira. Como o tempo passa! E vale a pena lembrar que tudo correu muito bem - lembrando-nos nós de algumas lágrimas a cair cara abaixo de alguns velhos servidores do Estado Português! Choravam para dentro!
Acontecimento relevante para o BACV. 8423 vinha noticiado de véspera: iniciou-se a rotação do dispositivo militar liderado pelo BCAV. A Companhia de Caçadores 209 iria sair a 8 de Novembro, abandonando o Sub-Sector. E a CACÇ. 4145 iria para Luanda - igualmente no decorrer de Novembro. A 1ª. CAAV. 8423 iria instalar-se em Vista Alegre. Iniciava-se a rotação que, em Março de 1975, nos levaria para o BC12, em Carmona.

Sem comentários: