sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Apresentação de 6 elementos da FNLA às autoridades portuguesas

O PELREC, a 16 de Outubro de 1974. Em cima, da esquerda para a direita: Cordeiro,
Messejana, Florêncio, Soares, António (?), Ezequiel, Marcos, Dionísio, Caixarias
e Florindo (enfermeiro). Em baixo: Vicente (já falecido), Viegas, Francisco, Leal (falecido),
Mendes (?, transmissões), Hipólito, Aurélio (Barbeiro), Madaleno e Neto.
Clicar na foto, para a ampliar

Os primeiros elementos armados da FNLA apresentaram-se voluntariamente no Quitexe fez ontem 35 anos - a 29 de Outubro de 1974. Às autoridades militares e civis.
Disseram-se pertencer ao «quartel» de Aldeia e eram comandados pelo sub-comandante João Alves - julgo ser esta a designação hierárquica do responsável do grupo. Por nós, não demos por eles... e, naturalmente, o comando do BCAV 8423 nada nos disse sobre tal. Só dias depois, ante a nossa estupefacção, tivemos - os militares do PELREC (foto) - uma sumária explicação do oficial de operações, o capitão Falcão - precisamente a 3 de Novembro de 1974, dia em que, ao fim da tarde recebemos uma ordem de operação que (ante)previa um encontro do combatentes da FNLA - que veio a acontecer.
Ver em «O encontro com guerrilheiros da FNLA na mata do Quipemba», AQUI: http://cavaleirosdonorte.blogspot.com/2009/04/o-encontro-com-guerrilheiros-da-fnla.html.
Também soubemos depois que a razão da sua apresentação tinha principalmente a ver com o esclarecimento de actividades na serra de Quibinda, alegadamente atribuídas às forças armadas portuguesas, o que não correspondia à verdade. Eram grupos armados, que roubavam e pilhavam, ameaçavam e não sei se matavam. Facilmente se concluiu ser acção de elementos estranhos - que procuravam criar clima de desconfiança local, entre as nossas tropas e os combatentes da FNLA, num, período, recordemos, em que já estava estabelecido o cessar-fogo.
A alguns deles, tinham ocorrido o PELREC e o pelotão de sapadores, sem que alguém fosse denunciado. O mês de Outubro fechava com (des)confianças e esperanças. Principalmente a de um rápido regresso a Portugal.
Bem esperámos... Até 8 de Setembro de 1975.

Sem comentários: