domingo, 25 de outubro de 2009

O Boletim do 1º. aniversário dos Cavaleiros do Norte em Angola

Capa do Boletim do Batalhão de Cavalaria 8423


O BCAV. 8423 editou um boletim policopiado a comemorar o aniversário da chegada a Angola. Escreveu o comandante Almeida e Brito que «a evolução do nosso conhecimento, desde a fase de instrução até ao actual cumprimento do processo de descolonização, passando por um período transitório de acções militares, permite-nos poder afirmar que todos souberam interpretar a afirmação de "QUERER E SABER VENCER» que tantas vezes foi usado nas nossas conversas».
Concluía a sua «abertua» considerando que «QUERER E SABER VENCER», lema que nos orientou e que nos vai acompanhar no resto da comissão, como nisso imperativo de vida, é a melhor lembrança para o futuro, com a certeza plena de que, vivendo-o, nos restará a consciência plena de dever cumprido».
Passados 34 anos, não há que ter dúvidas da plena assumpção de responsabilidades do BCAV. 8423, num processo de que, porventura, ainda não foi feito o balanço. Mas todos os Cavaleiros do Norte sabem, e sentem orgulho, de terem sido parte da história, num momento nuclear da vida das nações irmãs. - B. CAV 8423. O boletim, de 16 páginas, teve ilustrações de Humberto Zambujo e variada colaboração, da qual falaremos um destes dias.

Sem comentários: