quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O mílímetro de patilha que empatilhou as férias do militar do Quitexe...

Quitexe, saída para Carmona. À direita, vê-se a serração e a sanzalaTalambanza.
Ao fundo à esquerda, o posto dos Voluntários. Imponente, ao fundo, a serra do Quitoque



A. CASAL
Texto
Após alguns meses de “guerra” no Quitexe, tinha finalmente chegado a hora das merecidas férias. Luanda, destino inicialmente traçado para o gozo, teve que esperar e apontei como destino o “puto”.
Aperaltado e naturalmente ansioso, esperava a hora de levantar a tão desejada licença. Mais uns retoques acompanhados de alguns pingos de Old Spice (perfume da época) e estava composto o ramalhete!
À minha volta, os amigos carregavam-me de recados para a família! O Alvarito (futebolista do Marinhense), lavado em lágrimas, pedia-me para dar um grande beijo à mãe e um abraço ao pai! «Mas olha que à minha miúda é só um aperto de mão …não te armes lá em parvo c…..!...» dizia-me ele, misturando soluços com sorrisos, tentando disfarçar a angústia da saudade!
Se por um lado lamentavam não estar no meu lugar, por outro estavam visivelmente contentes por saberem que me iria encontrar com os seus!
Feliz da vida, lá fui em passo acelerado para não perder a boleia para Carmona, onde apanharia o avião para Luanda. Chegado à secretaria, esbarrei com um ambiente um tanto pesado! Bom, dizia-se que o capitão após uma noite “a pão e água”, ficava completamente endiabrado!...
Depois de dizer ao que ia, olhou-me bem de frente e disse: «Você nem pense que vai sair daqui com essas patilhas!!!...».
Sabendo eu muito bem quem tinha pela frente, qualquer argumento só iria complicar ainda mais as coisas! Com amargo de boca e carregado de pensamentos e vontades que agora não digo, voltei ao quarto para retirar quase por completo as patilhas! «Filho da mãe, lixei-te!...», pensei eu.
Avenida abaixo e a caminho da secretaria a que chamavam «toca do lobo» (eu sei bem porquê…), vomitei impropérios que me atenuaram um pouco o fervilhar do peito!
Confiei demais! Com ar indiferente, disse-me exactamente as mesmas palavras, tendo o cuidado de as soletrar! Mas ainda não satisfeito, chamou o 1º. sargento para que me medisse as patilhas com uma régua – e ele mediu mesmo!!! Ninguém imagina o ar trocista com que cumpriu a ordem!...Também ninguém imagina o que me passou pela cabeça!...
Pasme-se que a patilha esquerda tinha mais um milímetro que a direita!!! É verdade… um milímetro…disse ele!!! …
Olhei-os com uma certa pena! Se o Exército era o espelho da Nação, então aqueles dois estavam a mais! Até rangi os dentes de raiva!
O capitão tinha finalmente descoberto uma oportunidade de ouro para me azucrinar o juízo, sabendo-me refém daquele papel! Gozando o momento, esfregava-os com a ponta dos dedos enquanto me olhava e abanava a perna! O abanar de perna tinha vários significados e naquele caso queria dizer «ai que se eu pudesse não ias mesmo!...».
Apercebi-me que, do fundo da secretaria, o cabo escriturário articulava a palavra “Matos”! «Espera lá…Matos…é o barbeiro...», decifrei eu! Pedi licença para me retirar e, em passo bem ligeiro, lá fui pedir-lhe que usasse os seus dotes e me alinhasse as patilhas! Disse-me logo que não lhes mexia porque elas estavam rigorosamente iguais e que me apresentasse assim mesmo!
Já com o furriel Antão a olhar para as horas e a bater com as unhas no vidro do relógio, eis-me de novo na secretaria! Mas o homem voltava ao ataque e não desarmava! «Meu Capitão, até foi o barbeiro que me aparou agora as patilhas!… Está a ver?!...», disse eu, já a descontrolar-me um pouco e quase a cair no meu jeito impulsivo! Com o ar mais natural e sereno do mundo respondeu-me: «Ai sim?!... Eu não quero ver nada, mas se foi o Matos que lhe aparou as patilhas… então é porque estão bem aparadas!!!...».
Atónitos, todos (menos o sargento…) ficámos a olhar para ele, não querendo acreditar no que acabaramos de ouvir! Como dizia o anúncio: “Pasta Medicinal Couto - palavras para quê?!...”.
Claro que fui de férias! Mas o achincalho, esse, não o engoli! Não só por mim, mas principalmente pelo filho da minha mãe! No regresso, desprezando ódios e amarguras, entendi, nem que fosse apenas para salvaguardar a minha sanidade mental, saldar as contas que me pareciam (e estavam) desequilibradas! E foram de facto saldadas! E nem eu nem o bom do capitão ficámos a perder… nem a ganhar! Contas de outro rosário!
A.CASAL

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro viegas, de que CCAV era o casal e era comhecido por este nome?

QUITEXANO disse...

Ai quantas vezes passei naquela estrada para ir desenfiado a Carmona ver uns filmes e as mulheres.