terça-feira, 13 de outubro de 2009

O futebol no dia-a-dia dos Cavaleiros do Quitexe


O futebol fazia parte do dia-a-dia do Quitexe, mesmo entre os militares - que tantas saudades matavam no norte de Angola a ouvir os relatos de Artur Agostinho, de Lança Moreira, Rui Romano, Amadeu José de Freitas e outros.

Ouvir estas vozes imortais da rádio portuguesa, mesmo no distante Uíge e a 8000 quilómetros de casa, era como se respirássemos um lenitivo e nos sentíssemos a viver as emoções dos estádios. Melhor ainda, como se estivessemos a sentir os cheiros das nossas aldeias. O destino dera-me o gosto de conhecer Rui Romano, num seu relato de um Beira Mar-CUF, aí por 1971, ou 1972..., e deliciava-me quando o ouvia a relatar os jogos do «puto», os benficas e os sportings, os portos, a Académica (por onde vagueei em râguebis clandestinos) e do beira-beira, o Beira Mar!

Pelo Quitexe, jogava-se a bola, pelotões contra pelotões, unidades contra unidades; ou contra equipas civis. Eu ainda fui fazer uns jogos ao Recreativo do Uíge, mas dei-me mal com o pó do «relvado».

A foto parece-me ser de uma «selecção» militar. Consigo identificar, de pé, o Lopes, o Gomes (?, enfermeiro), o Grácio (sapador) e o Mosteias e já não me lembro dos outros dois (nota: o Pagaimo, do Pelotão de Morteiros, disse-me, a 26 de Novembro de 2009, que o quinto, da esquerda para a direita, era o Alves, 1º. cabo maqueiro e de Espinho).

Em baixo, o primeiro parece-me ser o Monteiro (furriel), não me lembro do seguinte (diz o Pagaimo que seria um condutor, da Zona da Covilhã) e depois está o Teixeira (estofador); não reconheço o outro e o último, à direita, é o Botelho (atirador). Alguém será capaz de os identificar. Ficamos à espera!

2 comentários:

CAVALEIRO disse...

Conheço-os todos mas não me lembro dos nomes deles, é tudo malta com quem brincámos nos tempos mortos e estavamos unidos quando era preciso, mas quanto a eles jogaram a bola, Deus nos livre, é mesmo para esquecer... não jogavam nada...

QUITEXANO disse...

A jogar futebol não eram grande coisa, mas com a canhota na mão... cumpriram bem o seu papel.