quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O condutort Breda a apanhar ananases pela raíz...

Condutor Joaquim Breda, com a família, num Encontro de Cavaleiros do Norte



RODOLFO TOMÁS
Texto

Ao ver o plantio de ananases (ou abacaxis?) do post de ontem, veio-me à memória um caso muito engraçado e que aconteceu em Carmona - já estavamos nós no BC12.
Quem se lembra do condutor da secretaria do Comando? O seu nome era Breda (também nome de metralhadora...). Bom moço, muito calmo, de quase dois metros de altura, às vezes até era pena não usar a sua estatura. Pode dizer-se, e ele não leva a mal, que era tímido. Mas vamos à história: um belo dia, estávamos nós a queimar muita papelada, do lado de fora - por onde saiam as viaturas, junto ao depósito da água - quando eu, o Santos (cabo escriturário) e o Breda reparámos num bonito terreno cheio de abacaxis(!).
Pedimos ao Breda: "É pá, podias fazer um favor...».
«E o que é?», perguntou ele.
«Como és mais forte, podias ir ali aquele terreno e trazias alguns abacaxis», dissemos nós, respondendo ele que «está bem».
Eu e o cabo Santos estávamos atarefados para não perdermos nenhum documento, visto serem de procedências diversas: confidencial, secretos ultra-secretos, etc., essas coisas,. e continuámos na nossa tarefa,
A dada altura, lembrámo-nos: «O Breda?».
Olhámos para o terreno e vimos que, afinal, fizeramos mal. Ao fim de um ano de comissão, o nosso amigo Breda ainda não sabia que este tipo de fruta nasce em cima da planta e era vê-lo cheio de garra, com aquele físico todo, a arrancar as plantas.

«Ora aqui, esta não tem, esta também não....», contava ele.
Para o Breda, um enorme abraço.
RODOLFO TOMÁS
- BREDA. Joquim Rama Breda. 1º. cabo condutor, natural e residente ma Barosa (Leiria).
- SANTOS. Emanuel Miranda dos Santos, 1º. cabo escriturário, natural da Gafanha da Encarnação (Ólhavo) e residente nos Estados Unidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se admire o amigo Tomás com a atitude do seu colega Breda! Quem lhe disse que ele não conseguiria apanhar os ananases daquela forma?! Naquele dia, quem sabe, ele não estaria a pensar na sua terra, todo saudoso! Pois é! Barosa, terra de boa gente, é nem mais nem menos, «terra das bruxas»! Carregam esta "pena" com boa disposição! Tem séculos! É verdade que o ananás devia estar lá em cima, mas...sei lá!... Agora que as há, há!

A. Casal