sexta-feira, 16 de outubro de 2009

||| NÃO SEI SE MERECEM QUE UM SOLDADO FIQUE AQUI...

Fazenda de Santa Isabel, onde estava instalada a 3ª. CCAV. do BCAV. 8423
e onde estivemos faz hoje precisamente 35 anos


A situação militar no Quitexe, pelos idos de Outubro de 1974, era, como já aqui foi dito, um misto de empolgamento e constrangimento, mesmo apreeensão. A generosa ideia de se regressar a casa mas cedo, foi-se diluindo por outras informações que nos chegavam. E acontecimentos.
Sucediam-se focos de instabilidade e os receios da população civil medravam, face à cada vez mais previsível saída da tropa dos seus locais mais recônditos. E a nós, militares, apontavam-nos dedos acusatórios. As nossas mães eram motivo de nomes pouco simpáticos. Ou as mulheres dos militares, quem as tinha!
Faz hoje 35 anos, realizou-se uma das três reuniões da Comissão Local de Contra-subversão (também a 3 e 30) e no dia seguinte, em Santa Isabel, a questão foi amplamente discutida, entre furriéis: o Carvalho, o Reino, o Fernandes, o Flora, Fernandes, talvez outros, e eu e o Neto. Queria eles saber tudo e nós pouco sabíamos que lhe dizer. Já o mesmo tinha acontecido no Destacamento de Luísa Maria (a 13) e nós de boca fechada e sem novas para dar aos nossos companheiros de missão.
Perguntei eu ao alferes Garcia, o que ele nos poderia dizer sobre a situação mas, se sabia, pouco disse. «É para aguentar, estamos cá para isso...», disse ele. O meu informador habitual estava longe, em Luanda, os contactos não eram fáceis - nem havia telemóveis!... - e eu só lá iria na última semana do mês. Se fosse....
No regresso ao Quitexe, antes de entrarmos pela picada de medos fora, comentei para o alferes Garcia: «Isto é uma m..., pá! Bem que podiam dizer-nos alguma coisa...». Disse-me ele, encolhendo os ombros: «Já te disse que é para aguentar....». E pela primeira vez ouvi-o criticar as posições dos civis: «Não sei se eles merecem que um soldado nosso aqui fique!».
O unimog deixou a picada, entrámos no alcatrão e ouvimos tiros ao longe, fazendo eco na densa floresta que nos cercava. Um macaco, um macaco enorme, saltava de ramo em ramo, a grunhir como um humano a chorar e, enquanto fazíamos (re)agrupamento com o grupo que vinha de Vista Alegre, senti uma nostalgia que me arrepiou, um constrangimento até aí nunca vivido em terras angolanas. Abanei a cabeça e nessa noite, já no Quitexe, fomos ao Rocha comer bifes com batatas fritas e vinho. Vinho, que era bebida rara por lá...

3 comentários:

QUITEXANO disse...

Um abraço para o Viegas que nos relata estas coisas e nos faz lembrar alguns dias difíceis da nossa comissão em Angola; o que me admira é o rigor das datas, será que ele fazia um diário? Explica lá, ó Viegas.

Anónimo disse...

Após uma boa picada com um bom pó amarelo, nada melhor que uma boa refeição. E aí estava o bom bife do talho do Pimenta, com boas batatas e boa cerveja ou bom vinho. Podia ser mesmo um bom Casal Garcia. Era tudo bom quando nos sentávamos à mesa. E fora dela também! Bom..., às vezes!

Casal

CAVALEIRO disse...

Aquilo era um buraco... só para lá chegar... metia medo...