quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dois civis emboscados e assassinados entre as Fazendas Garcia II e Ana Maria

Aldeias na área de Aldeia Viçosa, a partir do Quitexe (imagem do Google)


O já aqui falado cessar fogo - que a FNLA anunciaria unilateramente a 15 de Outubro, faz amanhã 35 anos - já de alguma maneira se vivia na área de intervenção operacional do BCAV. 8423. Na verdade, os comandos militares já tinham chegado a um acordo tácito, que levou à paragem das hostilidades entre as nossas tropas (NT) e a FNLA.
Mas não deixaram de continuar problemas, o que obrigou as NT a intensa actividade operacional, em particular no que tinha a ver com a segurança dos itinerários e nomeadamente no troço entre o Quitexe e Aldeia Viçosa - onde regularmente aconteciam pilhagens às viaturas que por lá transitavam.
Descaí-me por estes dias, com a confidência do cessar fogo oficial e definitivo, em conversa com o Neto. «Tenho a certeza, pá....», assegurava-lhe eu. Que não, «ainda é cedo...», ripostava-me o Neto: «Quando isso acontecer vamos logo para o puto...». Bom, não viemos nada..., ainda por ficámos por Angola até 8 de Setembro de 1975, quase mais um ano.
O dia de hoje, 14 de Outubro mas de 1974, ficou amarga e tragicamente assinalado na nossa área operacional. Já aqui falámos do drama, mas pelo sombolismo do dia, lembramos que, faz hoje 35 anos, dois civis europeus foram assassinados entre as Fazendas Garcia II e Ana Maria. Seguiam numa viatura civil e foram vítimas de uma emboscada.
Foi uma acção esporádica, como o tempo veio a confirmar, supostamente um ajuste de contas, mas inquietou a comunidade civil e preocupou os militares. O que mais se temia era que, apesar do cessar fogo anunciado pela FNLA, alguns combatentes actuassem isolados, como terá sido o caso! Há 35 anos, faz hoje!

2 comentários:

CAVALEIRO disse...

C. Viegas, desculpe a pergunta, como é que você tem estas datas tão precisas? Ou é um bocadinho à sorte?
Grande abraço,
CQ

QUITEXANO disse...

Repito a pergunta: como é ó Viegas?