domingo, 17 de outubro de 2010

Uma visita à 3ª. CCAV. 8423 de Santa Isabel

Belo, Cardoso e Reino, furriéis milicianos da 3ª. CCAV. 8423, à porta do bar de sargentos da Fazenda Santa Isabel

A 17 de Outubro de 1974, lá foi o PELREC, sempre atento e vigilante, a caminho da fazenda Santa Isabel, escoltando o Comandante de Sector do Uíge e o grupo de oficiais da CCS que lá foram em missão.
Santa Isabel era o espaço da 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, e foi destino frequente dos pelotões operacionais da CCS - o PELREC, o de sapadores, o de morteiros e o destacado de outras Companhias.
Não era raro este tipo de contactos entre oficiais do Batalhão, muitas vezes com oficiais da cadeia de comando do Comando de Sector do Uíge (CSU) e da Zona Militar Norte (ZMN). E a escolta, valha a verdade, nem era muito difícil ou especialmente perigosa. Boa parte do percurso era feito em estrada de asfalto - a do café - e a picada era perfeitamente transitável, embora farta de pó e sempre com os seus medos!
A nós, furriéis e praças, o mais atraente deste tipo de visitas era o reencontro com companheiros de batalhão - a família dos Cavaleiros do Norte que se começara em Janeiro desse 1974 e que, hoje, é uma grande saudade. Em Santa Margarida.
A foto mostra três deles: o Belo, o Cardoso e o Reino.
- BELO: Agostinho Pires Belo, furriel miliciano de Alimentação, natural e residente no Retaxo (Castelo Branco). É aposentado da Administração Pública.
- CARDOSO. João Augusto Martins Cardoso, furriel miliciano de Transmissões, natural de Arganil e residente em Coimbra. Aposentado da Administração Pública.
- REINO. Armindo Martins Reino, furriel miliciano de Operações Especiais (Ranger), natural e residente no Sabugal. Aposentado da GNR.

1 comentário:

Deus disse...

Ora aqui estão os 3 mosqueteiros, 2beirões (Belo e Reino) e o Cardoso é vizinho da Beira, posando para o boneco!
Refiro as origens, porque também sou beirão com muito gosto.
Todos com olho para escolher o patrão, têm agora mais tempo para os prazeres da vida!
Um abraço aos três e aproveitem.