sábado, 16 de outubro de 2010

O GE João, que deu a notícia do fim da guerra

Estrada de Carmona para Luanda, no Quitexe. A chamada Estrada do Café

RODOLFO TOMÁS
Texto

Não sei se foi neste dia - o 15 de Outubro de 1974 -, ou no dia a seguir, que, quando ia da casa dos rádio-montadores para tomar o pequeno almoço no rancho geral, na estrada Luanda  para Carmona, e junto à casa onde morava a "Dusol", apareceu-me, quase de repente, um GE alto e com um grande físico, que era comandante de grupo e chamava-se João, creio eu.
Deu-me um grande e forte abraço disse-me:«Acabou a guerra, nosso cabo!!!...».
Ouvi-o, mas, como ele estava muito alcoolizado, fiquei mais preocupado em verificar se eu próprio tinha ficado com os ossos todos inteiros. Só mais tarde ouvi as notícias do Rádio Clube do Uíge e era verdade.
O João, comandante do grupo GE, não mentira, mesmo estando embriagado, às 7 horas da manhã.

Sem comentários: