sábado, 9 de outubro de 2010

Batuques receberam a 3ª. Companhia em Santa Isabel




Fazenda Santa Isabel, onde se instalou a 3ª. Companhia do BCAV. 8423 (foto do Belo, registando o momento da chegada)


A 11 de Junho de 1974, galgados uns 300 quilómetros de asfalto e idos de Luanda em coluna que conheceu Cacuaco, Caxito, Vista Alegre e Aldeia Viçosa, os garbosos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. chegaram a Santa Isabel. Santa Isabel, a fazenda que iria ser regaço e colo a estes homens que a Angola foram jornadear uma comissão militar de honra.
Cortaram à esquerda, depois de Aldeia Viçosa, comeram os primeiros pós de picada e ouviram os gemidos da macacada que saltava nas árvores. Talvez lá de mais longe, até talvez o uivo de alguma fera!! A mata, que os olhos tinham visto grande e misteriosa na estrada de asfalto, desenhava-se-lhes agora de alguns medos, fronteirando-se na picada de pó quente e vermelho que chegava à fazenda.
Conta-me o Belo, que foram recebidos pela companhia que iam render, pelo gerente Carvalho (da fazenda) e com «os batuques dos negros». «Até parecia uma festa!!!....», acrescentou-me ele, recordando os momentos de 11 de Julho de 1974 e como que olhando, olhando em saudade nostálgica, o espaço e o tempo, o sítio, os rostos e os cheiros, o matar da toda a curiosidade do momento da chegada a Santa Isabel. «Então, é neste buraco que vamos ficar?!!!....». Era! E foi até Dezembro do mesmo 1974.
A 3ª. CCAV. do BCAV. 8423 rendeu a 3ª. CCAÇ. do BCAÇ. 4211, que rodou para Quiximba. O comando era do capitão miliciano Paulo Fernandes. Bom praça!! Digo eu: grande oficial miliciano. Com ele, por lá jornadearam os alferes milicianos Mário Simões, Pedrosa de Oliveira, Carlos Silva e Augusto Rodrigues, o 1º. sargento Francisco Marchã e os furriéis milicianos Delmiro Ribeiro, António Flora, António Fernandes, Alcides Ricardo, José Carvalho, José Lino, Graciano Silva, António Luís Gordo, José Avelino Lopes, Agostinho Belo, Ângelo Rabiça e Luís Capitão (já falecido), José Querido, João Cardoso, Armindo Reino e Vitor Guedes. E 104 cabos e soldados. Já lá vão mais de 36 anos!
- BELO. Agostinho Pires Belo, furriel miliciano de Alimentação (Vago-mestre). Natural e residente no Retaxo (Castelo Branco). Aposentado da Direcção Geral das Contribuições e Impostos.

8 comentários:

c.b.silva@sapo.pt disse...

Um grande abraço com muita saudade,
a todos os CAVALEIROS BCAV 8423,com
principal destaque aos da 3ª CCAV,
familia que jamais se poderá esquecer. Sim, porque naquela época
pouco mais que adolescentes, com um
25 de Abril tão fresquinho, fizémos
história, (a história que nos permitiram fazer) por terras Angolanas, como neste BLOG tem sido
narrado, e muito bem, com um grande
bem haja ao VIEGAS, que muito bem,
tem conseguido avivar e perpetuar, trazendo a público, algumas memórias e factos da vida BCAV8423.
Sempre que tenho oportunidade, divulgo o Blog, porque aqui consigo
recuperar algum do meu espólio,que vinha num caixote, quando o tentei
recuperar, tinha sido arrombado e
queimado em Lanceiros 12.
Até breve,
Carlos Silva (Ex-Alf. Mil)

Carlos Silva disse...

Um grande abraço com muita saudade,
a todos os CAVALEIROS BCAV 8423,com
principal destaque aos da 3ª CCAV,
familia que jamais se poderá esquecer. Sim, porque naquela época
pouco mais que adolescentes, com um
25 de Abril tão fresquinho, fizémos
história, (a história que nos permitiram fazer) por terras Angolanas, como neste BLOG tem sido
narrado, e muito bem, com um grande
bem haja ao VIEGAS, que muito bem,
tem conseguido avivar e perpetuar, trazendo a público, algumas memórias e factos da vida BCAV8423.
Sempre que tenho oportunidade, divulgo o Blog, porque aqui consigo
recuperar algum do meu espólio,que vinha num caixote, quando o tentei
recuperar, tinha sido arrombado e
queimado em Lanceiros 12.
Até breve,
Carlos Silva (Ex-Alf. Mil)

Deus disse...

Sinceramente, não me recordo nada desta batocada, assim como não me recordo de muitas outras coisas. Durante muitos anos, o tema Angola esteve engavetado e, só o reencontro para os almoços-convívio, trouxe à tona muitos acontecimentos passados durante os longos 15 meses que por lá andámos.
Felizmente, parece que o mesmo não se terá passado com o Viegas, pois relata aqui muitas passagens com uma frescura incrível!
É pena que não haja mais participação de outros companheiros. Seguramente, haverá pessoal com muitas estórias para contar.
Um abraço de incentivo ao Viegas para que continue.
Um abraço ao Carlos Silva e um obrigado por ter publicitado o blog, no almoço de Coruche.
Um abraço a toda a família do BCav 8423 que vai espreitando este blog.
Torres Vedras, já esteve mais longe!
Manuel Deus (ex-op. cripto)

Viegas (ex-furriel miliciano) disse...

Manuel Deus:
O pormenor da batucada foi-me narrado pelo Belo - não é «fruto» da minha memória.
Em Santa Isabel, estive uma meia dúzia de vezes, se tanto.
É realmente pena que a malta não colabore. Mas não é porque eu não insista, insista, insista...
Abraço!

Unknown disse...

Boa Lembrança! Até me vieram as lágrimas aos olhos...
Bons e maus Momentos vividos nesta fazenda. Um grande abraço para todos
do (Ex Furriel - Miliciano) João Augusto Martins Cardoso

fernando silvaq disse...

boa tarde ou boa noite eu sou ex furriel miliciano da 3comp batalhao 4211 que voces foram nos render gostei do decomentario apesar de nao os conhecer aqui vai um grande abraco para todos voces omeu nome e fernando silva e sou natural da madeira o meu contato 963609670

fernando silvaq disse...

boa tarde ou boa noite eu sou ex furriel miliciano da 3comp batalhao 4211 que voces foram nos render gostei do decomentario apesar de nao os conhecer aqui vai um grande abraco para todos voces omeu nome e fernando silva e sou natural da madeira o meu contato 963609670

Anónimo disse...

boa tarde ou boa noite eu sou ex furriel miliciano da 3comp batalhao 4211 que voces foram nos render gostei do decomentario apesar de nao os conhecer aqui vai um grande abraco para todos voces omeu nome e fernando silva e sou natural da madeira o meu contato 963609670