sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O cessar-fogo anunciado pela FNLA

A 15 de Outubro de 1974, a FNLA anunciou o cessar-fogo, ainda que não oficial. Estranhamente, não houve euforias e festejos. A guarnição soube do facto - que se previa há algum tempo -, mas não tenho memória de qualquer manifestação. Não sei mesmo se dele (do cessar fogo) soubemos mesmo no dia - que, ao tempo, as comunicações não eram tão rápidas quanto hoje.
A «rádio da caserna» era o melhor meio de comunicar e nós, os furriéis, tanto quanto sabíamos de algum sussurro da classe de oficiais, lá o interpretávamos à nossa maneira e dividíamos com os praças. Mas tudo muito à cautela e sem quaisquer euforias. Para mais, ainda na véspera dois civis europeus tinha sido assassinados numa emboscada entre as fazendas Alegria II e Ana Maria. Nunca fiando, em tal cessar-fogo!
Mas a verdade é que o acordo foi depois assinado em Kinshasa, entre uma delegação militar portuguesa e a FNLA e após duas reuniões com Holden Roberto, precedidas sempre por contactos com Mobutu. Mas isto sabemos nós agora.
- FNLA. Frente Nacional de Libertação de Angola, liderada por Holden Roberto.
- MOBUTU. Presidente do Zaire.

1 comentário:

Tomás disse...

Não sei se foi neste dia ou no dia a seguir, que quando ía da casa dos radiomontadores para tomar o pequeno almoço no rancho geral, na estrada Luanda Carmona e junto à casa onde morava a "DUSOL", lembraste Viegas, aparece-me quase de repente um GE alto com um grande fisico que era comandante de grupo e chamava-se João, creio eu. Dando-me um grande e forte abraço disse; acabou a guerra nosso cabo; mas como estava muito alcoólizado fiquei mais preocupado em verificar se tinha ficado com os ossos todos inteiros. Só mais tarde ouvi as noticias através do Rádio Clube do Uíge e era verdade o João comandante do grupo GE não mentiu, mesmo estando bebado ás 7 horas da manhã.