quarta-feira, 4 de abril de 2012

1 244 - Zalala nos acampamentos do inimigo...

Furriel miliciano Rodrigues, da 1ª. CCAV. 8423, num
 acampamento do IN dos arredores de Zalala (1974)

A mítica e heróica Zalala foi palco, desde 1961, de momentos da drama e tragédia que as palavras já não podem evocar com rigor. E com a emoção de quem os viveu e sentiu na pele e na alma!
A 1ª. CCAV. 8423 foi a última guarnição portuguesa que ali aquartelou - até 25 de Novembro de 1974, quando rodou para Vista Alegre e Ponte do Dange -
e sabe Deus e já se esqueceram os homens do capitão Castro Dias quanto por lá terão sofrido.  
A imagem mostra o furriel miliciano Rodrigues, num acampamento do IN nos arredores de Zalala, depois de mais uma operação no mato, de vários dias. 
A progressão teve indetermináveis precauções e os perigos não deixaram de espreitar os corajosos homens que galgaram trilhos e picadas, passo a passo, pé ante pé e de ouvidos apurados, para não serem surpreendidos por alguma iminente emboscada. Mas, custando o que custou, «lá conseguíamos chegar...», como recorda o Rodrigues.
Algumas vezes, as operações eram feitas por etapas, para reconhecer o terreno e depois actuar, abrindo trilhos com catana pela selva virgem de Angola. E quando se chegava a um acampamento do IN, já dele não havia sombra ou cheiro.
«Nem viv´alma. De qualquer modo e já conhecedores dos caminhos, lá voltávamos, bem mais confiantes, para verificar se as zonas estavam mesmo livres e o certo é que estavam mesmo», recorda o Rodrigues. «Eles sabiam que tinha passado por ali gente de Zalala», frisou o ex-furriel miliciano Cavaleiro do Norte.
Eram tempos de 1974, os últimos da ocupação portuguesa.
- RODRIGUES. Américo Joaquim da Silva Rodrigues, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423. Aposentado, residente em Vila Nova de Famalicão.
- IN. Inimigo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Viegas, essa é a que foi a última guarnição em terras de Zalala. Publicaste no dia certo em que o meu filho celebra 32 anos, a 4 de Abril. Joga na lotaria que vaia acertar - Grande Abraço.
Rodrigues

Anónimo disse...

Sargentão,
até parece que andas-te por aquelas bandas camarada!!Abraço
ManPinto

Anónimo disse...

Não tenhas dúvidas, MAN, estive mesmo lá , sem utilizara rajada mas a 1ª estava pronta para o que desse e viesse, parece que não conheces os teus CAMARADAS. Um tiro de Zalala é um inimigo que já se foi.

Américo Rodrigues

Anónimo disse...

Boa Páscoa
MAN

Anónimo disse...

Eu,nao tenho nada que me meter em Zalala,mas que aquilo era dificil,era......uma picada horrivel,tivemos um condutor que faleceu num acidente nessa picada,mas nao e por isso,claro que lamento a morte,mas era uma picada em que toda a atençao era pouca,eu ja aqui falei numa picada ainda mais dificil,para mim....era a picada do Liberato,era mesmo muita atençao,mas mesmo muita-------um abraço para todos quepor Angola passaram....1 cabo da CCS do BCAÇ3879 Filipe Branco