quinta-feira, 5 de abril de 2012

1 245 - Luandices e rotações no Uíge militar

Baía de Luanda, à noite (1974). Largo da Portugália, 
um dos locais de culto da tropa portuguesa (em baixo)



Aos idos primeiros dias de Abril de 1975, andávamos (eu e o Cruz) a laurear o queijo por Luanda, feitos civis de férias e vida regalada, mas não parava a vida pelo território uíjano. Os Cavaleiros do Norte preparavam as últimas rotações e as consequentes saídas dos aquartelamentos do Quitexe (3ª. CCAV.), Ponte do Dange e Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV.).  
A 4, o tenente-coronel Almeida e Brito retomou o comando do Batalhão, que interrompera para interinamente liderar a ZMN. Ficara o capitão José Diogo Themudo a comandar e continuou como 2º. comandante. A 6, hoje se completam 37 anos, foram anos, com o oficial-adjunto (o capitão José Paulo Falcão) de visita de trabalho a Vista Alegre, para preparar a rotação da Companhia do capitão Castro Dias - a que fora de Zalala.
Iriam para o Songo - o que só aconteceria a 24 de Abril.   
Luanda continuava apetitosa para os nossos 22 anos e por lá fui tendo algumas novidades do processo militar e independentista, sem grandes pormenores e também sem grandes preocupações. Eram dadas por um oficial, que conhecia de Carmona e era familiar de amigos meus, os Resendes. De um desses encontros, recordo uma dramática situação: a da detenção de civis, supostamente levados para a praça de touros e de quem mais nada se sabia.
Por estes dias, já tínhamos avião da TAAG marcado para Nova Lisboa, lá para os dias 9 ou 10. Iria eu surpreender familiares e, depois em Benguela, o Cruz a bater à porta de amigos da sua natal terra de Cardigos.
- ZMN. Zona Militar Norte.
- TAAG. Transportes Aéreos de Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Luanda''''passei la os dois meses de ferias,Outubro de 72 e Abril de 73,num ano gozei dois meses de ferias,como nao sei.Sei que morava na rua Bernardino Machado,no fui da avenida dos Combatentes e ia a pe para a Portugalia,mas parava mais no Baleizao,que era muito perto,mas depois para subir era mais dificel com as (cucas)na barriga,um abraço-------Branco