terça-feira, 3 de abril de 2012

1 243 - Dias de Angola a luandar...

Baía de Luanda, nos anos 70 do século XX (foto da net)


A 31 de Março de 1975, já andava eu por Luanda na vadiagem de férias que dividia com o Cruz, e ocorreu-me ligar para Portugal, para a vizinha Celeste, que chamaria minha mãe, vizinha do lado, para eu lhe falar num dia muito especial da família: o da visita pascal. Que, na minha terra, ainda hoje é à... 2ª.-feira.
As ligações não eram fáceis como hoje, quando se tecla um telemóvel e no segundo seguinte se está no fim do  mundo. Tínhamos de ir a uma estação de Correios e pedir a ligação, que não acontecia logo - poderia demorar horas. Aprazei-a para a hora do meio dia, acreditando que eu a senhora minha mãe estaria por casa. Chegou a ligação, falei com a vizinha Celeste, mas, azar!!!..., tinha minha mãe saído. Aproveitou Celeste para me perguntar pela irmã Benedita, que  morava no bairro da Cuca, com o marido (Mário) e com a filha Fernanda (do  eu ano) já casada e a morar fora.
Luanda fervilhava!
A restinga (a ilha de Luanda), o Amazonas, a Portugália, a Mutamba, a Paris Versailles, a ilha do Mússulo, eram pouso destes dias agitados e muito vivos de dois moçoilos idos de Carmona e que, por lá, dispensavam o camuflado e se vestiam de civil e civis se portavam no levedar da noite, com «pantagruélicas» almoçaradas e jantaradas nos Florestas e outros poisos da cidade. Olhem aqueles nomes de ali atrás.
De Lisboa, chegavam notícias das primeiras eleições, marcadas para 25 de Abril. António Spínola negava ter participado na intentona de 11 de Março, na sequência da qual o Governo Provisório (antes de Vasco Gonçalves) nacionalizara a banca e os seguros, institucionalizara o MFA e foi criado o Conselho da Revolução 
Vasco Gonçalves tinha tomado posse com 1º. Ministro, a 26 de Março. AOC, MRPP e PDC foram suspensos pelo Conselho de Revolução.  
Luanda «assistia» a regulares confrontos, mas a vida social continuava como se nada fosse. Praias, cinemas, restaurantes, locais de culto da vida nocturna, enchiam-se de vida. Luandava-se como se  caminhasse para os paraísos da vida!
- AOC. Aliança Operária e Camponesa.
- MRPP. Movimento Reorganizativo do Partido do Proleteriado.
- PDC. Partido da Democracia Cristã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na realidade, só quem por lá viveu, poderá ter a noção da grandiosidade em todos os aspectos.......!
Carlos Silva