terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

1 167 - A morte do 1º. cabo Carpinteiro!!

Manuel Augusto da Silva Marques, o Carpinteiro, em foto 
recente (em cima) e de 1974 (no Quitexe) 

O Carpinteiro, quem não se lembra do Carpinteiro??!!, foi figura de grande popularidade na guarnição da CCS do BCAV. 8423. Faleceu a 1 de Novembro de 2011 e faria 60 anos a 15 de Janeiro de 2012. É um outro Cavaleiro do Norte que nos deixou!!! Até amanhã!
Não há, seguramente, um de nós que não se lembre do Carpinteiro: era a boa disposição em pessoa, o menino de corpo gingão sempre disponível para o que desse, viesse e se precisasse; o homem da piada fácil, da sátira solta e da irreverência amadurecida pela vida que não lhe era de todo doce, como a nós - em tempos em que a adolescência crescia para a guerra! E dela se tinham medos! E por ela se faziam promessas protectoras. E nela se morria!
Veio e casou, o Carpinteiro. Com Constância Costa - que lhe deu dois filhos, a Iola Marlene (34 anos) e o Carlos Manuel (de 29, casado com Nela e pai da sua única neta, a Carla). E carpinteiro continuou, até que uma diferença profissional o fez mudar para trabalho na área dos resíduos sintéticos. Pelo meio, há uns 20 anos, teve um um aviso em forma de enfarte. Mas dele se cuidou e tratou.
A 1 de Novembro de 2011, foi à missa e ao cemitério (era dia de Todos os Santos), passou pelo café e tomou o  pequeno almoço com a mulher. Voltou a casa e, ao pôr a chave na porta, imobilizou-se. 
«O que estás a fazer?? Abre lá a porta!!!...», disse-lhe Constância. 
Mas o Carpinteiro já não a terá ouvido e caiu, fulminado. De nada valeram os socorros imediatos. Faleceu!!
«Foi um bom marido e um bom pai», disse Constância, de luto vestido pela viuvez.
Até um destes dias, grande Carpinteiro!
- CARPINTEIRO 1. Manuel Augusto da Silva Marques, 1º. cabo carpinteiro. Natural de Esmoriz, onde nasceu, residiu e era conhecido por Manuel do Gaio. Faleceu a 1 de Novembro de 2011, aos 59 anos.
- CARPINTEIRO 2. Também aqui de falou do Carpinteiro: http://cavaleirosdonorte.blogspot.com/2010/01/por-onde-anda-o-manuel-augusto-o.html2.

8 comentários:

Carlos disse...

Os meus sinceros obrigados ...
São as palavras de seu filho .

Tomás - CCS disse...

Caro colega e grande amigo "carpinteiro". Não posso deixar de te dedicar estas pequenas e singelas linhas do que me vai na alma. Confesso que estou chocado com a tua partida. Tantas histórias que vivemos em comum, lembras-te? Das muitas peripécias com que tu nos brindas-te e que foi vivida por cada um de nós há uma que jamais vou esquecer e que passo agora a contar. Estavamos de partida para Angola de Santa Margarida, quando surgiu a possibilidade de virmos a casa por mais 48 horas. Toca a correr para preenchermos o passaporte e virmos mais umas horas a casa. Vinhamos muitos de comboio até ao Entroncamento e depois apanhavamos o comboio que vinha de Lisboa. Mas ninguem reparou que o dito comboio parava em todas as estações. Já vinhamos para cá de Coimbra atrazadissimos e tu desesperado irritádo junto da porta dizias muito arreliado "cão seja eu se quando viermos de Angola eu não faço parar o comboio na minha terra. Como? perguntei eu e outros. Puxo o sinal de alarme e faço parar o comboio na minha terra" isto era dito como só tu sabias. Muitas histórias se podem e devem aquí, contar sobre tí. Fizes-te parar o comboio da vida antes do tempo. Espera por nós, nesse apeadeiro do tempo, pois espero poder um dia encontrarmo-nos todos, para bebermos umas Nocal. Até sempre grande amigo.

rodrigues -zalala disse...

Carlos, um grande Abraço para ti e outro para o teu querido Pai, o 1º Cabo Carpinteiro, por certo que esta união, de família e de camaradas de guerra, nos levam a que esse abraço chegue ao seu destino. Deves e podes ter orgulho no teu Pai.

Anónimo disse...

Paz à sua alma.....
Um dia destes voltamos-nos a encontrar camarada!!
ManPinto

Anónimo disse...

PAZ à SUA ALMA!
Joaquim Adolfo Dias Dias

Anónimo disse...

Sempre que um Camarada parte fica mais uma mágoa nos nossos corações,mas na memória revemos sempre a imagem deste e de outros Camaradas que já partiram.
Até um dia Camarada.
Rodrigues

carlos (filho) disse...

obrigado a todos por estas palavras eu sei bem e melhor que ninguém como era este HOMEM a pessoa mais alegre e introvertida que alguma vez conheci não era por ser meu pai não era mesmo assim sempre com uma caralhada na boca .Mais logo vou enviar ao sr viegas umas fotos da tropa pra todos vocês recordarem :)

Anónimo disse...

Meu caro Viegas:
O blogue é tão extraordinário e mata-nos tantas saudades que até nos traz estas notícias que nós não queríamos ler. Então morreu o nosso amigo carpinteiro... a vida é lixada mas é mesmo assim.
Viegas, disseste no que escreveste principalmente no texto de Janeiro de 2010 quem era o Carpinteiro, um rapaz extraordinário ao pé de quem ninguém poderia estar triste.
Nunca mais o vi, pois n/ ia aos n/ encontros, mas muitas vezes me lembrei dele e das peripéssias que ele contava nas casernas de Sta. Margarida, do Quitexe e depois em Carmona.
Os meus sentimentos para a família e um pedido para ti, Viegas: não acabes c/ o blogue, que nele está um grande bocado da n/ vida.
F. Fias.