terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

1 159 - O acidente que mandou o Pires pela ribança abaixo

Furriel Pires, num Unimog, viatura igual àquela em que 
se acidentou, entre Carmona e Quitexe


O Pires jornadeou pelo Quitexe, era um dos homens das transmissões, e morria por sair fora do arame farpado. Que é como quem diz: operacionalizar-se ao nível do que nos ouvia, quando contávamos e recontávamos as nossas lendárias expedições pelas matas do norte angolano. 
Foi o Pires, num belo dia 4 de Novembro de 1974, meu companheiro de um epopeica aventura na aldeia do Dambi Angola, já AQUI contada. Ainda hoje, mais de 38 anos depois, filtramos pormenores desse dia - quando nos achamos em pé de orelha sobre os tempos saudosos que passámos por Angola.
Mas o Pires não vem aqui hoje por isso, mas por um acidente na estrada do café - entre Carmona e Quitexe - que o «vitimou» a ele e outros Cavaleiros do Norte, felizmente sem consequências graves. Então, vinha ele e outros, em «burro de mato» acelerado, depois de um dia de boa-vai-ela na capital uíjana, quando, já não se lembra bem porquê, se virou a viatura por uma ribança abaixo, indo todos eles em saltos e cambalhotas que não lembraria ao diabo e a malhar com os costados, perna e cabeça por onde calhou.
Tiveram sorte!
Algum capim alto e pequenos cafezeiros amorteceram a queda e embora por lá abaixo fossem, não tiveram de receber cuidados de maior, para além de avermelhar uns arranhões com mercúrio e fugir de mostrar a história a quem por lá comandava.
«Ainda hoje  não sei quem nos protegeu, tivemos um sorte danada», diz o Pires, a sorrir-se da história que lhe poderia ter atrapalhado a vida e, sabe-se lá, se também enlutar o batalhão.
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de transmissões. Aposentado da GNR e residente em Bragança.
- BURRO DE MATO. Viatura de transporte militar, o UNIMOG. Tinha um banco corrido, onde se sentavam 10 militares - 5 de cada lado. Havia as versões 404 (90 kms. à hora e 2o litros aos 100) e 411 (não mais de 53,5 kms./hora e consumo de 12 litros).

2 comentários:

Anónimo disse...

Foram muitos não foi
só o Pires!
ManPinto

Anónimo disse...

Olá Viva, Zé viegas

Então lá te lembrás-te de colocar no blog a tal peripécia ocorrida entre Quitexe e Carmona.
Sim como já te disse, tivemos muita, mas muita sorte, quando um dos unimogues, que entrou em despiste
e desce pela encosta abaixo na vertical, e haver capim muito alto, que fez perder a velocidade
Pois, se tem o azar de capotar com aquela inclinação existente da ribanceira, só por milagre, não haveria vítimas.
Pode ser que algum dos condutores que leia isso e tenha a coragem de contar isso ao pormenor.
De certeza que uma passagem dessas não esquece rápido.

Por aqui tudo bem, muitos graus negativos, mas o hábito faz o monge, e para nós é quase normal.

Um Abraço nosso
José Pires