quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1 146 - As bombas de óleo de... palma!!


As bombas do parque-auto do Quitexe (1974/75)


_________________________
ANTÓNIO CASAL DA FONSECA

No Quitexe, a minha vila da saudade, passavam-se coisas extraordinárias! «Olhem só, se eu alguma vez imaginei que uma viatura pudesse ser movida a óleo de palma!..., o que estes gajos inventam!...», dizia o Fernandes, crente na grande descoberta!
Sempre muito pouco informado, não se estendia muito em conversas. Assim, o que para a generalidade da Companhia era velho, para ele era pura novidade.
Mais espantado ficou ao saber que, no Quitexe, só podiam circular viaturas civis com peças de marca “Palma”!
»Realmente, eu ouvi falar nisso, mas como a malta se estava a rir, pensei que fosse piada!, comentava com o ser ar angelical!
«Ó Fernandes, tens de sair do casulo, pá... Tens de te pôr à tabela e fazeres-te esperto…, és uma gajo muito porreiro mas a poesia atrofia-te!, “abanava-o” o Mário, tentando abrir-lhe os olhos para o Quitexe real! Mal por mal, era melhor que ele não os abrisse! Pelo menos, assim não abriria também a boca e nem iria fazer perguntas nos locais mais inconvenientes!
Mas que raio de óleo de palma era este e que marca era esta, ao ponto de monopolizar as peças para as viaturas?!  
Afinal, e desvendado o mistério já na era pós-Quitexe, “óleo de palma” não passava de um código, de coisa inocente! Como outros! E podia significar gasolina, gasóleo, amortecedores, rodas, e um sem fim de material mecânico! Material que punha as viaturas a andar, fossem elas do fazendeiro Bastos ou comerciante A, B ou C! E na perfeição!
Já agora, por falar em “óleo de palma”, e por pura coincidência, veio-me à ideia, se calhar também iluminada pelo milagroso óleo, o nosso camarada d’armas, de sua graça Palma, a quem, naturalmente a brincar, chamavam comerciante de sucata! Comerciante de sucata?!..., sempre há cada uma! Não sei a que propósito, mas pronto, era a alcunha dele!
Era sapador, embora de sapador pouco tivesse! Mas era um ás em mecânica, e muito, muito desenrascado! E até sempre pronto a desenrascar os outros! Até demais!!!
ACF

1 comentário:

JD disse...

Por acaso o primeiro nome deste Palma não é(era) Florentino e com raízes em Mira d'Aire