sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

1 162 - Véspera da semana final da Escola de Recrutas

PELREC. Almeida (falecido). Messejana, Neves, Soares, Florêncio, Silvestre, Marcos, Pinto, Caixarias e Florindo (enfermeiro). Em baixo: Vicente (falecido), Viegas, Francisco, Leal (falecido), Moreira (?, transmissões), Hipólito, Aurélio, Madaleno e Neto


A 17 de Fevereiro de 1974 saímos de Águeda, eu e o Neto, por volta das 10 horas da noite, para ir dormir a Santa Margarida. Era costume, ao tempo, irmos na segunda-feira de manhã, mas naquela semana (na segunda-feira, 18) começavam os exercícios finais da escola de recrutas.
A nossa conversa, país abaixo e pelas estradas que tínhamos, foi sobre a nossa mobilização para Angola, que ambos (e muita gente) achávamos uma sorte. Pior seria uma jornada militar em Moçambique ou na Guiné, por onde a mortalha era maior e os relatos de guerra nos chegavam bem mais cheios de lutos. Por mim, melhor ainda: tinha muita família no chão angolano. E lá os procuraria, surpreendendo-os a bater-lhes na porta. Como fiz! E o Neto era filho de empresário do sector das ferragens, que em Angola ao tempo instalava um fábrica, em Viana.
Mobilizados para a guerra, sim, mas afortunados no destino!
A conversa alongou-se sobre as características dos nossos homens, soldados que nós ajudávamos a fazer, enriquecendo-os com o que aprenderamos em Lamego, nos Ranger´s. E como nós sentíamos, neles, o prazer dos exercícios, dos patrulhamentos, das técnicas de combate e até da ordem unida - que os fazia garbosos e invejados por companheiros da guarnição.Companheiros da nossa idade, todos crescidos em adolescência que lhes antecipava a guerra.
Alguns nomes se substantitavam na nossa análise: o Vicente, o Pinto, o Hipólito, o Ezequiel, o Almeida, o Albino (que viriam a ser 1ºs. cabos), o Caixarias, o Madaleno, o Marcos, o Aurélio e outros. Viríamos a formar o PELREC, sob o comando do aspirante a oficial miliciano Garcia.
- PELREC. Pelotão de Reconhecimento, Serviço e Informação. Grupo operacional da CCS.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers). Faleceu a 2 de Novembro de 1979, de acidente, era investigador da Polícia Judiciária.
- VICENTE. Jorge Luís Domingos Vicente, 1º. cabo atirador de cavalaria. Faleceu a 21 de Janeiro de 1997, vítima de doença.
- PINTO. João Augusto Rei Pinto, 1º. cabo atirador de cavalaria, residente em Corroios.
- HIPÓLITO. Augusto de Sousa Hipólito, 1º. cabo atirador de cavalaria, residente em França.
- EZEQUIEL. Ezequiel Maria Silvestre, 1º. cabo atirador de cavalaria, residente em Almada.
- ALMEIDA. Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de cavalaria. De Penamacor, falecido a 28 de Fevereiro de 2009, por doença.
- ALBINO. Albino dos Anjos Ferreira, 1º. cabo atirador de cavalaria, residente em Casal de Cambra.
- MADALENO. Francisco José Matos Madaleno, soldado atirador de cavalaria, carpinteiro, morador na Covilhã.
- MARCOS. João Manuel Lopes Marcos, soldado atirador de cavalaria, morador no Pego (Abrantes).
- AURÉLIO. Aurélio da Conceição Godinho Júnior (Barbeiro), soldado atirador de cavalaria empresário comercial, morador em Pias (Ferreira do Zêzere).
 - CAIXARIAS. Raúl Henriques Caixarias, soldado atirador de cavalaria, aposenado, morador em Torres Vedras.
Ver AQUI

Sem comentários: