sábado, 18 de fevereiro de 2012

1 163 - Mudança para Carmona e incidentes da independência

Quartel do Batalhão de Caçadores nº. 12 (BC12), na saída da estrada para o Songo, em Carmona


A estes dias de Fevereiro de 1975, sabia-se já que o destino próximo do BCAV. 8423 seria Carmona e o BC12, requisitado pela ZMN, em desfavor da RMA - que queria os Cavaleiros do Norte em Luanda.
O comandante Almeida e Brito, por isso e para «ultimar aspectos da rendição do BC12» tomou parte em várias reuniões de trabalho na cidade capital da província do Uíge - nomeadamente nos dias 19, 20, 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro, nalgumas delas acompanhado pelo capitão Falcão, o oficial adjunto e de operações.
Pela mesma razão, e por tal estar definido, rodariam (e rodaram) para Carmona a CCS e a 2ª. CCAV. (a de Aldeia Viçosa) e, por isso, «foram estabelecidos, ao nível das subunidades, inúmeros contactos».
O processo de independência de Angola continuava, mas com vários incidentes que, hoje, a história pode evocar:
- 24 de Janeiro: Tropas portuguesas e do MPLA impedem a entrada no Luso de forças fiéis a Daniel Chipenda.

- 25 de Janeiro: A FNLA faz destruições na Emissora Oficial de Angola e é raptado o jornalista António Cardoso.
- 26 de Janeiro: Após os distúrbios provocados pela FNLA na Emissora Oficial de Angola, o MPLA denuncia o propósito da reacção de instaurar no país um clima de guerra civil.
- 28 de Janeiro: Toma posse o alto-comissário para Angola, general Silva Cardoso.
- 31 de Janeiro: Posse do Governo de Transição, com Vasco Vieira de Almeida, Joaquim Antunes da Cunha e Manuel Resende de Oliveira assumindo as pastas da Economia, dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas e da Habitação e Urbanismo, como representantes de Portugal.
- 13 de Fevereiro: Forças do MPLA e de Daniel Chipenda combatem em Luanda. Dos incidentes, resultam baixas para ambas as partes.
- 17 de Fevereiro: A UNITA manifesta a disposição de aceitar nas suas fileiras a facção de Daniel Chipenda.

2 comentários:

Anónimo disse...

As politicas feitas em cima de joelhos foi o que se viu e sentiu!!!! Quem por lá andou, sabe Deus o que os segurou, para não borrar a pintura!!!
ManPinto

Anónimo disse...

As politicas feitas em cima de joelhos foi o que se viu e sentiu!!!! Quem por lá andou, sabe Deus o que os segurou, para não borrar a pintura!!!
ManPinto