sábado, 11 de fevereiro de 2012

1 156 - Saudades do alferes Garcia...

Alferes Machado (à civil) e Garcia (de oficial de dia). E quem é o Barbas?
__________
JOÃO MACHADO
Texto


Hoje estava a fazer o que havia prometido a mim próprio: quando me aposentasse, digitalizar todos os slides trazidos, ao tempo (já lá vão 30 e tal anos), de Angola e que nunca tinha visto. Não calculava que me iriam vir as lágrimas aos olhos. Não é preciso dizer porquê, basta olhar a foto. 
Não sei a data exacta, mas foi tirada no BC12, em Carmona, num daquelas noites em que me apeteceu ir, talvez, contar uma anedota ou «gozar» com o Garcia, que estava de serviço. Pois é! Assim lembrei um bom amigo e grande camarada, que conheci em Lamego, durante o curso de Rangers, que ele tanto se orgulhava ter terminado, onde tanto passámos e onde a coragem e a parte física e psicológica não era para todos. Aquilo, na verdade, não era para brincadeiras. 
Em Santa Margarida, depois, confesso que havia alguma saudável rivalidade, durante a instrução aos rapazes - homens da nossa idade, que nos iriam acompanhar até terras de Angola. Uma certa mas saudável rivalidade, ou vaidade (talvez), para ver qual era o pelotão que marchava melhor e o que mais depressa se "desenrascava" no cumprimento das instruções das famosas Fichas de Combate, em que as palavras "TURRA" e "IN" eram as mais faladas. 
Mais tarde, em Angola e principalmente durante os acontecimentos bélicos - que eram guerra a valer, entre o MPLA, a FNLA e a UNITA -, todos tivemos de dar as mãos e testar a reacção real à instrução que tivemos e administrámos. 
Tudo correu bem! 
Olho para trás e sinto saudades. 
A amizade e camaradagem eram indiscutíveis, mas não perdia a oportunidade de «picá-lo»,  sempre que podia,  para, quanto mais não fosse, ouvir as histórias e aventuras que o Garcia contava. Não é a primeira vez que olho para a minha filha (agora com 31 anos) e agradeço, lembrando-me  de ti.  
Até um dia amigo!   
JOÃO MACHADO

- MACHADO. João Francisco Pereira Machado, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers) e comandante interino da 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa.  Aposentado da administração fiscal e residente em Lisboa.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers), da CCS do BCAV. 8423. Faleceu a 2 de Novembro de 1979, num acidente de viação, era agente da Polícia Judiciária. Natural de Pombal de Ansiães (Carrazeda de Ansiães).

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dia desses voltaremos a nos encontrar...
Até lá!!
ManPinto

Marta Garcia Tracana disse...

Aquele bigode tem história...Tempos antes de eu nascer, o Garcia resolveu aderir à moda do bigode novamente.Dizia ele, com um ar muito importante,que era para impor respeito ao/à filho/a que ia nascer.Como se aquele coração de ouro precisasse disso para merecer o respeito de quem quer que fosse.Um bjinho para todos!