segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

1 151 - Futebolistas do Quitexe no Estádio dos Coqueiros



Futebolistas do Quitexe, atletas do Recreativo do Uíge, em jogo no Estádio dos Coqueiros, em 1973, frente ao Benfica de Luanda. Da esquerda para a direita, Siva (3º.), Alvarito (4º.), Nélson (6º.), Victor (7º.) e Faruk (8º.)



Ontem voltei à conversa com o Alvarito, que por muitos campos espalhou o seu perfume futebolístico! Muito raramente, por razões que não vêm ao caso, comparece aos almoços anuais - excepção feita quando estes se realizam em Leiria. Por isso, também, estabeleço com ele um contacto mais assíduo, de preferência durante horas.
Estava nostálgico, o Alvarito, e mais ficou quando abordei o tema do futebol! Nostalgia que se devia, principalmente, pela perda de contacto com amigos que fizeram parte da equipa do Recreativo Uíge, de Carmona, e que simultaneamente eram camaradas no Quitexe!
A equipa titular do Recreativo tinha cinco atletas, militares no Quitexe:  quatro da CCS e um do pelotão de morteiros.
«Que será feito do Nelson, o guarda - redes?! Desde que apanhou a “porrada” e foi transferido, nunca mais soube dele!..., gostava de o reencontrar!», questionava, com ar de saudade, como se eu tivesse ali uma resposta para ele!
Do Nelson, além de excelente guarda-redes, guardo na memória um furriel miliciano, de operações especiais, muito exigente, e um operacional com uma determinação férrea! Foi, se não estou enganado, essa mesma determinação que o Comando terá considerado exagerada, que originou a abertura de um processo e a sua posterior transferência - a tal "porrada", para ser mais preciso.
«E o Faruk pá?, lembraste do Faruk, aquele do pelotão de morteiros? Será que ninguém consegue encontrar o gajo?!, nem na net?! Que belos tempos pá, por que raio é que um gajo envelhece! Não havia de valer!...», continuava, em tom cada vez mais nostálgico!
Eu já não sei se era nostalgia ou se da rega que déramos ao almoço! É que o combinado foi almoçar-mos como se estivéssemos, há 39 anos, no Quitexe e no bar do Topeto! Mas desta vez o Alvarito suplantou-me: comeu três doses de bife com batata frita e ovo a cavalo, enquanto eu me fiquei apenas pelas duas! Não estava nos meus dias!...
Como se diz na gíria, um dia não são dias! E estas duas alminhas, diga-se a verdade, sempre se trataram bem por lá! Pois não!...
A. CASAL DA FONSECA

4 comentários:

Eugénio H. F. da Silva disse...

Amigos Viegas, já deixei o meu comentário no Facebook. Nunca me cansarei de rever esta equipa do Clube Recreativo do Uige, que eu muito gostava. Da esq. para a dir, estão perfilados, Ernesto, Fernando Correia, Silva, Alvarito, Caseiro, Nelson, Victor, Faruk, Acácio, Piscas e Hélder. O Acácio, o nono jogador a contar da esq. também foi militar e era o jogador mais veloz que tinha o CRU. Não me lembro do resultado deste jogo com o Benfica de Luanda.

Eugénio H. F. da Silva disse...

Amigo Viegas, já deixei o meu comentário no Facebook. Nunca me cansarei de rever esta equipa do Clube Recreativo do Uige, que eu muito gostava. Da esq. para a dir, estão perfilados, Ernesto, Fernando Correia, Silva, Alvarito, Caseiro, Nelson, Victor, Faruk, Acácio, Piscas e Hélder. O Acácio, o nono jogador a contar da esq. também foi militar e era o jogador mais veloz que tinha o CRU. Não me lembro do resultado deste jogo com o Benfica de Luanda.

Anónimo disse...

Ainda aqui faltam o Matos e o Pombo da ccs. Como não eram titulares ficaram fora da foto.

Teixeira

Anónimo disse...

Eu,vou falar sobre o guarda redes Nelson,bom camarada,bom amigo,tinha-se confiança quando se estava na presença dele,eu parece que ja aqui falei no Nelson,fui das maiores injustiças que eu assisti no ultramar.Talves tivesse ido para melhor,nao sei oxala que assim tivesse acontecido.Tambem nao me esqueço do Alvarito,Vitor furriel bagemestre,o Silva,Pombo e Matos,um abraço para todos.........Filipe Branco