domingo, 5 de fevereiro de 2012

1 150 - O comandante Bundula, da FNLA, em Aldeia Viçosa

Comandante Bundula no Comício da FNLA, a 2 de Fevereiro de 1975 


O comício da FNLA em Aldeia Viçosa, a 2 de Fevereiro de 1975, teve presença das Forças Armadas Portuguesas, na foto representadas pelo capitão Cruz, na foto «tapado» pela mão em continência do comandante Bundula - que se apresentou como comandante operacional e de logística da Zona Norte.
A imagem suscita várias observações:
1 - A continência do capitão Cruz, muito provavelmente ao hino da FNLA.
2 - A presença de crianças e jovens brancos.
3 - A presença de militares e civis brancos (europeus).
4 - A mulher do comandante Bundula, que se vê a cantar o hino (e ao lado do marido). 
O blogue quis saber mais deste dia, dia histórico do processo da independência angolana, mas nada mais soube do que já aqui foi dito nos dias anteriores. Os dirigentes da FNLA apregoaram os seus argumentos e razões independentistas, obviamente procurando doutrinar o povo do norte de Angola para o seu projecto político, fazendo entoar cânticos de fervor revolucionário, numa micro-zona principalmente afecta ao MPLA.
O tempo era de ganho de confiança, de parte a parte: do colonizador que abria mãos do seu domínio; e do colonizado que subia as escadas da independência.
O que será feito desta gente angolana, que tantos sonhos semeou há 37 anos?
- BUNDULA. Comandante Operacional e de Logística da Zona Norte, da FNLA.
- CRUZ. José Manuel Romeira Pinto da Cruz, capitão miliciano e comandante da 2ª.CCAV. 8423. Professor aposentado, residente em Esmoriz (Ovar).

4 comentários:

Anónimo disse...

Recordo o comandante Bundula da fnla como pessoa de trato difícil !!
ManPinto

Anónimo disse...

Recordo o comandante Bundula da fnla como pessoa de trato difícil !!
ManPinto

Anónimo disse...

E como este, tantos outros sapos vivos que tivemos que zelar (outros dizem engolir).......! Entrar em conflito nesta altura do campeonato, seria o mesmo que hostilizar! Lembram-se de que já estávamos fartos de tarimbar em Angola, quando na Metrópole o slogan era......para Africa nem mais um soldado!......E tantos se recusaram!......Era a democracia.......! E quem se preocupava com o bom nome de Portugal?...........
CARLOS SILVA

Anónimo disse...

Carlos Silva,
manda mais dicas...
Rodrigues