sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

1 148 - O comício da FNLA em Aldeia Viçosa, há 37 anos!

Aldeia Viçosa, Estrada do Café, que liga(va) Luanda a Carmona. Por aqui aconteceu o comício da FNLA de 2 de Fevereiro de 1975


A 2 de Fevereiro de 1975, realizou-se um comício da FNLA em Aldeia Viçosa. Sem acontecimentos especiais, embora, o Livro da Unidade fale de «incidentes entre MPLA e FNLA» - o que era de todo expectável, tendo em conta as escaramuças de 26 de Janeiro anterior (entre os dois movimentos) e que motivaram pronta e serena intervenção das NT.
O alferes Machado, deste dia 2 de Fevereiro - ontem se completaram 37 anos! -, recorda a presença do comandante Bundula (deste movimento liderado por Holden Roberto) e a de grupos de jovens angolanas, semi-despidas e em danças tribais - o que atraiu muitos curiosos ao local do comício, a  estrada do café.
"Dançavam e, com os outros militantes, cantavam palavras de ordem», disse João Machado, frisando a calma como tudo correu, apesar de tudo, numa zona que «era essencialmente do MPLA». 
«Lá-lá-lá... / efe-ene-éle-á!!!», era o que gritavam as jovens, saracoteando o corpo aos olhares masculinos e fazendo coro com os seus companheiros de movimento emancipalista (que se fazia partido político).
O comício, como outros e segundo o Livro da Unidade, foram «sem significado para a história do BCAV.», mas foi(ram) registado(s) porque aconteceu(ram) na sua «área de responsabilidade».
- MACHADO. João Francisco Pereira Machado, alferes miliciano de Operações Especiais (Rangers). Aposentado a Autoridade Tributária.
NT. Nossas tropas.

5 comentários:

J Dias (Zalala / V. Alegre / Songo)) disse...

Eu estava lá e recordo-me perfeitamente desse dia, porque fui incumbido de chefiar duas viaturas militares que, de Vista Alegre, transportaram simpatizantes da FNLA ao comício.
A fotografia publicada no post 1144deste blog, foi tirada na ocasião.

Anónimo disse...

Ó Viegas, não me fales nesse comício men ...Ia dando para o torto com o fnla e o mpla quase que ainda comiamos por tabéla sempre se intenderam bem à pancada!!
ManPinto

Anónimo disse...

MN:
Não estarás a confundir com de 26 de Janeiro de 1975? O de uns dias antes?!
Abraço.
CV

Anónimo disse...

Não estarás a confundir com o comício de 26 de Janeiro?
CV

Anónimo disse...

Não me recorda as datas e para mim são pouco importantes também...
Mas sempre que tinha-mos este frete resultava sempre em barulho e pancada men!!
Em Vista Alegre para controlar os animos era o diabo friend!
ManPinto