quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1 147 - Cavaleiros disputados e turismo militar...


Letras e Chitas, furriéis de Aldeia Viçosa na placa do Duque de Bragança (1975)


Os primeiros dias de Fevereiro de 1975, nas guarnições do BCAV. 8423, continuaram vividos na ansiedade sobre o destino próximo. «O mês caracterizou-se pelo incerteza do seu futuro destino, já que iria fazer arte das tropas de intervenção determinadas pelo Acordo de Penina", lê-se no Livro da Unidade. Penina, o mesmo que Alvor.
O batalhão, de alguma maneira, era disputado - vá la saber-se porquê!!! Era, lê-se no LU, «pretendido pela RMA e solicitado pela ZMN». Tal indefinição pode fazer entender, também, as indefinições que, a nível dos comandos militares, se tinha quanto ao posicionamento das forças estacionadas em Angola. Não foram (nem são) contas do nosso rosário.
O que continuou foi, sem parar, o turismo... militar. «Foi possível realizar passeios de fim-de-semana», nomeadamente a Malange, aproveitando-se ainda para visitar às fabulosas Quedas do Duque de Bragança. E por lá turistou gente do batalhão, «com o maior agrado» e tendo «extensão a todas subunidades, servindo de molde a outras unidades da ZMN».
- RMA. Região Militar de Angola.
- ZMN. Zona Militar Norte, com sede em Carmona.
- LATRAS. António Carlos Dias Letras,. furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers). Empresário do sector mobiliário, residente em Palmela.
- CHITAS. António Milheiros Courinha Chitas, furriel miliciano de armamento pesado. residente no Sobralinho (Vial Franca de Xira).





2 comentários:

Carlos Letras disse...

Será que tens o contacto do ex. Furriel Chitas?

Um abraço

rodrigues -zalala disse...

É porreiro rever estas fotos. Quase não me lembrava do Chistas um abraço ao Letras e Chistas, dois bons Camaradas.