terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os últimos dias de Luanda...

Manuel Deus (3ª.CCAV.), Abel e Lourenço (1ª. CCAV.). Foto
de Estrela (CCS), todos operadores-criptos do BCAV. 8423

MANUEL R. DEUS (texto)

Regressei de férias e estive a ler os vários relatos do Viegas, referentes aos últimos dias passados em Luanda. Relatam bem o ambiente tenso, mas no que me diz respeito, não tive qualquer problema. Comparativamente com os últimos dias do Quitexe e a viagem de Carmona para Luanda, direi que foram muito tranquilos.
Recordo-me que à noite, quando saíamos para ir jantar ao restaurante, o fazíamos sempre em grupo. Alguns de nós, levavam as facas de mato por baixo das calças, como forma de precaução e segurança. Felizmente, nunca foram necessárias.
Tirando uma noitada, passada a fazer “vigilância” no interior de uma vivenda, com vários companheiros e na qual me ofereci como voluntário, digamos que foram férias os dias que antecederam o nosso regresso a Lisboa.
Não era nada fácil jantar fora, dada a pouca oferta e muita procura. Normalmente, tínhamos que esperar mais de uma hora até que conseguíssemos arranjar mesa ou um banquinho no balcão. Isto é, para além dos que estavam sentados, havia outra rodada de pessoal à espera, à nossa frente.
Lembro-me de alguns almoços na ilha, em ambiente mais desafogado e tranquilo, mas o custo da refeição duplicava ou triplicava. Digamos que era só para ocasiões especiais.
MANUEL R. DEUS
(ex-operador-cripto da 3ª. CCAV.)

Sem comentários: