quarta-feira, 27 de abril de 2011

O primeiro aniversário e as primeiras eleições depois de Abril

Parada do BC12, em Carmona (anos 70 do século XX).
Ali se votou a 25 de Abril de 1975

O 25 de Abril de 1975, em Carmona, foi vivido na paz dos anjos e com o BCAV. 8423 a colaborar com «o processo revolucionário de Portugal», assim leio no livro da Unidade. Nesse dia, dia em que se fazia um ano da revolução militar e já com tantas águas passadas sob e sobre as labaredas revolucionárias, também se votou em Carmona, entre a guarnição.
«Verificou-se a ida às urnas de todo o pessoal que o quis fazer», relata o Livro da Unidade. 
Dias antes - a 16, 23 e 24 de Abril - tinham-se realizado palestras  sobre o acto eleitoral, orientadas por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423, ambos delegados do MFA. A 21, o brigadeiro comandante do CTC esteve no BCAV. 8423, acompanhado do seu Chefe do Estado Maior - com cerimonial que envolveu uma formatura geral na parada do BC12 (foto).
O dia 25 de Abril, para além do acto eleitoral para a Assembleia Constituinte, foi assinalado com «cerimónia simples mas singela», no CTC, com o içar da bandeira nacional e honras militares, na presença de todos os oficiais do mesmo CTC e do BCAV. 8423.
Assim se festejou o primeiro ano do 25 de Abril, em Carmona. Por Luanda, em devaneios de juventude, eu e o Cruz continuávamos a gozar as nossas férias. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Há 37 anos estavam vocês para partir. Angola, o destino; Santa Margarida, o ponto de embarque.Cheguei a pensar que já não íam.
Ni Neto