quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O camionista que empunhou uma arma contra os militares do PELREC...

Estrada Luanda-Carmona (Uíge) em 2008. Foto de Paulo Santos

A Companhia de Caçadores 4145/72 saiu de Vista Alegre e Ponte do Dange faz hoje 35 anos. Foi directamente para Luanda. Socorro-me do livro do BCAV. 8423 para lembrar que neste dia chegou a CCAÇ. 4145/74. Chegou aonde? Ao Quitexe? O livro não diz.
Não me lembro e confunde-me a informação do mesmo livro, de que a 1ª. Companhia do BCAV. 8423 rodou de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange - entre 21 e 25 de Novembro, data em que, e cito, «assumiu a responsabilidade da nova zona de acção». E, na verdade, tenho noção de, por estes dias, eu mesmo ter estado em Vista Alegre e lá estar malta de Zalala: Nós, o PELREC, vínhamos no regresso de uma acção de patrulhamento que nos levou até bem perto do Quibaxe, em estrada de asfalto.
Lembro-me destes pormenores, pela sua proximidade temporal ao dia dos meus (então 22) anos e por mais uma birrice de escala que me «castigou» para esse serviço. Depois de fazer aniversário com braçadeira no braço!
Foi nesse dia (... dia 24, 25, 26, 27 de Novembro?), o do patrulhamento transportado, que tivemos um incidente de estrada. Um camionista transportava armas escondidas no carregamento de um camião de 30 toneladas e, ao nosso sinal de stop, não só nos pareceu querer atropelar alguns militares do PELREC (o Neves, que é de Sintra, escapou por muito pouco...) como nos exibiu uma arma empunhada, ao descer da cabine!
Verdadeiramente, nem talvez então nos tenhamos apercebido da gravidade do momento, muito tenso e perigoso e que implicou o uso de força física para deter o condutor. Era já o medo do futuro próximo que punha os civis nervosos e ansiosos. Contra os militares! Para muitos deles, não passávamos de uns traidores e nomes piores nos chamavam. Foi o caso deste camionista!

NOTA: A foto de Paulo Santos pode ser vista em www.psantos44.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Viegas:
De Sargento de Dia no aniversário, não está ao alcance de qualquer um! Primeiro tem de ser Sargento (que descoberta...) e depois nem toda a boa gente tem a oportunidade de se orgulhar de tal feito! Duvido que exista algures outro Viegas que tenha usufruido desse privilégio (som de música de Mozart)! Olhando o lado positivo, o dia até terá tido mais graça! E ficou a historia para contar!

A. Casal