domingo, 11 de outubro de 2009

Oficiais e Cavaleiros do Norte no Natal de 1974


A foto que editamos mostra uma parte dos quadros de oficiais do BACV. 8423, na ceia de Natal de 1974, no Quitexe. Sentados, e da esquerda para a direita, reconhecem-se o capitão Paulo Fernandes (comandante da 3ª. CCAV, instalada em Santa Isabel), o furriel Reina, o tenente-coronel Almeida e Brito (comandante do batalhão), o alferes Ribeiro (?), o 1º. sargento Luzia e o capitão Oliveira (comandante da CCS).
Aqui, em primeiro plano, de bigode, reconhecem-se o alferes Hermida, seguindo-se a esposa e, depois, a esposa e o alferes Cruz (de óculos).
Era a ceia de Natal, de afectos e de saudades da família, dos amigos, das rabanadas e das filhós, do bolo-rei e do bacalhau e do perú. Até do frio e da chuva da época. Por lá, bem regadinho, comemos bacalhau - prato que não era vulgar por aqueles sítios. Bem pelo contrário.

2 comentários:

Tomas disse...

Esta Noite de Natal, apesar de estarmos longe de tudo e de todos, deixa, ou melhor, dá-nos uma certa nostalgia. Se não vejamos (pelo lado positivo); quando é que voltamos a ter outra Noite de Natal com tanto calor? isto é apenas um curtissimo exemplo. Outro, é o calor humano que todos sentimos quando durante o dia vimos as esposas de alguns oficiais e que se entregaram, eu diria de alma e coração, aquela azafama de preparar a ceia de Natal, com as rabanadas a aletria o arroz doce as filhozes, isto sem esquecer duas coisas, o bacalhau com batatas e o outro o sermão que nos deu o Comandante. Lembram-se? (Há vocês pensavam que eu ficava preso no puto, mas enganaram-se, cá estou e etc.etc.) Estava a começar a noite tão bem e tivemos, naquela altura, um "aperitivo" tão amargo. Apesar de tudo, como gostava de reviver estes momentos.

QUITEXANO disse...

Uma noite em que fomos todos iguais e comemos na mesma mesa, realmente eu tenho ideia de se dizer por lá que o comandante não volta pois ia ficar preso em Lisboa pelos comunistas, mas a verdade é que não foi e esteve lá connosco e até ao fim da comissão.